A Câmara de Vereadores aprovou na noite desta segunda-feira, dia 8, cinco projetos. Entre eles está o que prevê o pagamento de incentivo financeiro no valor de R$ 1.040 aos agentes comunitários de saúde. Os recursos são oriundos da Secretaria Estadual da Saúde.
Outras matérias aprovadas são o veto do Executivo ao projeto de lei do vereador Edmar Hermany (PP), que dispõe sobre a colocação de numeração predial. Ainda houve a autorização para a contratação de oito operários, a autorização para a abertura de créditos no valor de R$ 580.530,02 para o custeio de secretarias e a revogação da lei que autoriza a cedência de imóvel ao Hospital Ana Nery.
O projeto que causou maior discussão foi o de autoria do vereador Ari Thessing (PT), que propunha a alteração da regulamentação para a concessão de títulos de cidadania. Ele inseria no artigo a menção a pessoas que morassem no mínimo cinco anos em Santa Cruz do Sul para receberem a distinção.
Publicidade
O vereador Francisco Carlos Smidt (PTB) se posicionou contrário à proposta alegando que se aprovada, poderia impedir dos comandantes militares, que ficam no município apenas dois anos, de receberem a homenagem. Outros vereadores também se posicionaram contra. O autor da proposta, Ari Thessing (PT), acabou retirando a matéria.
Informações
O vereador Hildo Ney Caspary (PP), ingressou com um pedido de informações destinado à EGR solicitando o montante de recursos arrecadados, investidos e despesas com pessoal. A vereadora Solange Finger (SD) solicita informações sobre a pavimentação da rua Anna Kist. O vereador Luizinho Ruas (PTB) requer informações a respeito da instalação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Santa Cruz do Sul.
Publicidade
O vereador Francisco Carlos Smidt (PTB) pede informações a respeito de solicitações de asfaltamento de ruas no sistema de parceria. Bruna Molz (PTB) requer atendimento a denúncias sobre maus tratos e abandono de animais e, ainda a realização de feiras de adoção de animais feitas pelo Canil Municipal.
O vereador Mathias Bertam (PTB) requer informações sobre servidores e empresas que realizam os trabalhos da Corsan em Santa Cruz do Sul. Já o vereador Elstor Desbessell (PTB) requer o gasto com a reforma do prédio onde funciona o Centro de Atendimento Psicolssocial (CAPS).
Entre as indicações, o vereador Ari Thessing (PT) indica a instalação de câmeras de segurança nos cemitérios Municipal e Católico. O vereador Alex Knak (PMDB) requer a instalação de pétala luminária no trevo da Avenida Melvin Jones coma RST 287. Luisinho Ruas (PTB) indica a instalação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Santa Cruz do Sul. Licério Agnes (PP) requer a implantação de elevada em Alto Paredão, próximo ao Posto de Saúde e ao Mercado Rede Forte e próximo à Comunidade Santa Catarina e ao Hotel e Restaurante Lima.
Publicidade
O vereador Francisco Carlos Smidt (PTB) indica a melhorias no calçamento das ruas Marechal Floriano e Senador Pinheiro Machado, e no asfaltamento da rua Marechal Floriano próximo a Padaria Pritsch. O vereador Hildo Ney Caspary (PP) indica o envio ao Poder Executivo de sugestão de projeto de lei sobre tombamento de pavimentação da rua Ramiro Barcelos.
Alceu Crestani (PSDB) requer a instalação de Posto de Saúde no distrito de Saraiva. A vereadora Kelly Moraes (PTB) requer a realização do serviço de limpeza do Arroio do Couto e a solução para o vazamento de água na Travessa Pinus Parque.
A vereadora Bruna Molz (PTB) indica a disponibilização de medicamentos para a ONG Amigos que lutam pelos animais – ALMA e a realização de feiras de adoção de animais pelo Canil Municipal. Mathias Bertram (PTB) indica a reutilização de rejeitos oriundos da pavimentação da RSC 287. Gerson Trevisan requer o encascalhamento do acesso à antiga pedreira de Celso Rabuske, em Pinheiral. Bruno Faller (PDT) indica o serviço de limpeza e envaletamento do Corredor dos Bandeira, em Cerro Alegre Baixo.
Publicidade
O vereador Alex Knak (PMDB) requer a pavimentação da alça da BR 471, defronte à Concessionária Chevrolet JA Spohr, a disponibilização de pedalinhos, pranchas de stand up paddle e coletes salva-vidas no Lago Dourado, a criação de rotatória na confluência da Avenida João pessoa com a Coronel Oscar Jost, o cabeamento subterrâneo da fiação de energia no Tunel Verde e defronte à Catedral. O vereador Ari Thessing indica o patrolamento da Travessa Bauermann, em Rio Pardinho.
O vereador Elstor Desbessell (PTB) apresentou requerimento para a realização de reunião especial para tratar da duplicação da RST 287, e o vereador Gerson Luís Trevisan (PSDB) solicita o envio de uma moção de repúdio ao Congresso Nacional no sentido de que não seja aprovada a Reforma da Previdência.
Publicidade