A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 3, a medida provisória que autoriza a doação de vacinas contra a Covid-19 a outros países, em caráter de cooperação humanitária internacional. A proposta segue para Senado.
A efetivação da doação depende da manifestação de interesse e anuência de recebimento do imunizante pelo país beneficiado. As vacinas incluídas na proposta foram adquiridas por meio do consórcio Covax Facility e poderão ser enviadas para países da América Latina, do Caribe e da África que ainda não conseguiram avançar na vacinação. A doação não poderá acarretar em prejuízo à vacinação da população brasileira.
LEIA TAMBÉM: Anvisa recebe o primeiro pedido de vacina recombinante contra a Covid-19; entenda
Publicidade
De acordo com o relator da MP, deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), o Brasil já doou 5,1 milhões de doses da vacina da Astrazeneca para a iniciativa Covax Facility. Mais 500 mil doses da vacina Sinovac foram doadas ao Paraguai. “A doação de imunizantes será guiada por razões humanitárias e tendo como base critérios epidemiológicos, como a baixa cobertura vacinal do país beneficiário, as taxas de transmissão viral da região, a impossibilidade de aquisição das doses, entre outros aspectos que precisam ser avaliados caso a caso e quando o Brasil dispuser de vacinas para a doação”, explicou.
O deputado ainda ressaltou que as diferentes ondas e os casos de reinfecção da covid-19 mostram que imunização da população mundial em período coincidente com a duração da imunidade dos indivíduos é o caminho mais adequado para que a humanidade triunfe com o fim da pandemia.
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.