Pela primeira vez em 2018, os vereadores de Sobradinho se reuniram para uma sessão ordinária no final da tarde dessa segunda-feira, 5, no Plenário Ottmar Kessler, depois de dois meses em recesso parlamentar. E aprovaram dois projetos de lei de autoria do Executivo.
As propostas aprovadas se referem à concessão de incentivos a produtores rurais através do Programa Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, dentro do Programa de Correção do Solo, e o projeto que autoriza o pagamento de R$ 23.322,00, em parcela única, aos agentes comunitários de Saúde e de combate às endemias, como incentivo financeiro.
Outras duas propostas foram baixadas nas comissões, gerando polêmica. O presidente Valdecir Bilhan (PTB) entendeu que o projeto que trata da contratação emergencial de um professor de Educação Especial poderia ser apreciada devido a sua relevância. Entretanto, respeitou a posição do plenário.
Publicidade
Moção para a Unisc
Os vereadores também aprovaram uma moção de congratulação pelos 20 anos do campus de Sobradinho da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que iniciou suas atividades no dia 3 de março de 1998. Desde então, a instituição formou 586 pessoas no município, conforme o vereador Tuki Siman (PDT), um dos autores da proposição, junto com Cili.
A vereadora Maxcemira Trevisan (PDT) parabenizou a universidade, mas questionou a necessidade de entregar uma moção à Unisc, pois, segundo ela, tem um custo financeiro alto para os acadêmicos e esta precisa ter uma contrapartida para o município, trazendo benefícios para a população. Entretanto, a aprovação ocorreu de forma unânime.
Publicidade
Presente para Maninho
Na tribuna livre, o secretário municipal de Agricultura, Jair Cremonese, fez um balanço de sua atuação na pasta. Há quase meio ano na função, o ex-vereador destacou ações importantes, como a ocorrida na última sexta-feira, que foi a entrega de recursos para produtores rurais através do Feaper.
Outro momento importante da sessão foi a entrega de um presente para o prefeito Maninho Trevisan. Ele recebeu das mãos de Maxcemira um relógio especial, destacando o fato de ser o mandatário do município no seu nonagésimo aniversário.
Publicidade