A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o projeto que prevê a criação do Arquivo Histórico Municipal. Sem local estabelecido na proposta, a tendência é que a nova instituição seja instalada no prédio do antigo Fórum, na esquina das ruas Tenente Coronel Brito e Borges de Medeiros, no Centro. O propósito é conservar e preservar de maneira adequada documentos com valor histórico para Santa Cruz do Sul e disponibilizá-los à população para consultas e pesquisas.
Conforme o titular da Secretaria Municipal de Cultura, José Cláudio Barbosa dos Santos, o Dinho, o projeto para a restauração e adequação do prédio do antigo Fórum está sendo elaborado. O objetivo da administração municipal é lançar a licitação ainda neste ano.
LEIA TAMBÉM: Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado
Publicidade
Uma série de documentos que precisam ser preservados já foi separada e será destinada ao Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, que os abrigará temporariamente. “Toda essa parte técnica e de catalogação será feita por uma arquivista integrante do quadro da secretaria”, observa Santos.
A profissional será responsável pela identificação, preservação, mapeamento e organização desses documentos até que a nova sede esteja revitalizada e pronta para uso. “A ideia é que tenhamos um espaço exclusivo, dedicado ao Arquivo Histórico Municipal, para acesso geral do público”, acrescenta o secretário.
Após a aprovação dos parlamentares, cabe à prefeita Helena Hermany sancionar a nova lei para permitir que os passos seguintes sejam executados segundo o planejamento. Não há previsão de quando o Arquivo Histórico será aberto ao público.
Publicidade