Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

o VERÃO NÃO quer ACABAr

Calor intenso predomina até o fim de semana em Santa Cruz; veja a previsão do tempo

Foto: Alencar da Rosa

Calor intenso predomina até o fim de semana

Vendedor Roberto Duarte dos Santos trocou o carro pela caminhada na tarde de ontem: “Não vejo a hora de acabar o verão”

A uma semana do fim do verão, o Rio Grande do Sul tem sido afetado por uma onda de calor intensa e prolongada. Nos últimos dias da estação, vão predominar altas temperaturas, pouco vento e muito sol. Na tarde dessa terça-feira, 12, os termômetros instalados no centro de Santa Cruz do Sul marcaram 36 graus.

O pico de calor foi entre o fim da manhã e o início da tarde, com a intensificação dos raios ultravioleta e poucas nuvens. Mais tarde, a sensação ficou um pouco mais amena com a ocorrência de vento, especialmente no entorno das praças e do Túnel Verde. A sombra favoreceu os pedestres na Rua Marechal Floriano.

LEIA TAMBÉM: Recorde no consumo de chope e saldo positivo de R$1,1 milhão; veja o balanço financeiro da 38ª Oktoberfest

Publicidade

Ainda assim, o calor estava quase insuportável para quem precisava sair à rua. O vendedor Roberto Duarte dos Santos, 58 anos, caminhava a passos rápidos em frente à Praça da Bandeira em direção ao trabalho. Costuma usar o carro, mas nessa segunda-feira foi a pé. “Está complicado, mas como somos gaúchos, nos adaptamos”, afirmou. Em casa, o ar-condicionado precisa trabalhar intensamente para amenizar o calor. “E a conta de luz fica altíssima. Não vejo a hora de acabar o verão.”

Na Praça Getúlio Vargas, a promotora de vendas Cecília Josiane Marques, de 23 anos, aproveitou a sombra para sentar em um dos bancos antes de dar continuidade às atividades rotineiras. Diariamente, caminha pelo menos 2 quilômetros e encara o clima quente. “Está terrível. É desagradável porque você acaba suando demais”, comentou.

LEIA TAMBÉM: Fumacê será aplicado no Bairro Santa Vitória; veja detalhes

Publicidade

Em casa, faz uso de um ventilador para se refrescar. No entanto, admite que o aparelho não tem dado conta do calor. E apesar de trabalhar em um ambiente climatizado, a mudança de temperatura ao sair na rua acabou afetando a saúde. “Fiquei resfriada duas vezes só este mês e agora estou com dor de garganta”, disse.

40 graus

O calor deve se intensificar nos próximos dias. Para esta quarta-feira, 13, a tendência é de que a temperatura chegue a 39 graus, mas com maior presença de nuvens no decorrer da manhã e da tarde. Já na quinta, 14, a máxima pode superar os 40 graus, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

LEIA TAMBÉM: Secretaria de Obras inicia etapa final de pavimentação na rua Rio Branco

Publicidade

Instabilidade volta já durante a sexta-feira

Preparem os guardas-chuvas. Se os próximos dias devem ser de calor intenso, o fim de semana será marcado por chuva e queda na temperatura. A instabilidade deve se iniciar ainda nesta sexta-feira, 15, com a possibilidade de trovoadas isoladas e muitas pancadas de chuva ao longo do dia. A precipitação será de pelo menos 3 milímetros. De acordo com o Inmet, a máxima deve chegar a 31 graus. 

Já no sábado, 16, a chuva vai se intensificar, com possibilidade de pelo menos 20 milímetros de precipitação. A máxima, de acordo com o instituto, ficará em 32 graus. A temperatura se estabilizará apenas no domingo, com previsão de mais água, dando fim à onda de calor que teve início no começo da semana.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.