Essa quinta-feira, 20, foi o nono dia seguido com registros de temperaturas acima dos 40 graus no Rio Grande do Sul. Em Santa Cruz do Sul, a máxima no Centro da cidade, nessa quinta, foi de 39,1 graus, às 15h15, de acordo com a estação meteorológica da Rádio Gazeta. A tendência é que esta contagem de dias consecutivos com calor extremo aumente.
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para “calor excepcional”, com intensificação da onda de altas temperaturas. Sim, é isso que você leu: pelos prognósticos da MetSul, a onda de calor ainda vai atingir seu período de maior intensidade nos próximos dias. A expectativa é de marcas jamais vistas em alguns municípios.
LEIA MAIS: Santa Cruz teve sensação térmica de 51,6 graus neste domingo
Publicidade
“A temperatura em algumas cidades deve atingir valores que as pessoas jamais experimentaram em suas vidas pela excepcionalidade do calor previsto que trará máximas sem precedentes em várias décadas e talvez até um século”, diz a meteorologista Estael Sias.
A empresa projeta, inclusive, que o recorde de maior temperatura já registrada no Rio Grande do Sul seja batido. A marca de 42,6 graus foi alcançada duas vezes: no Alegrete em janeiro de 1917 e em Jaguarão, também em janeiro, mas de 1943. O registro considera apenas os dados oficiais de equipamentos do Instituto Nacional de Meteorologia.
LEIA MAIS: Com calorão, procura por protetor solar e água mineral cresce acima da média
Publicidade
Nesta sexta-feira e no fim de semana, as temperaturas devem alcançar os 40 graus em todas as regiões do Estado e os registros devem ficar cerca de 10 graus acima da média histórica para o mês de janeiro. Pelas previsões da MetSul, a região dos Vales será uma das mais quentes neste fim de semana, com máximas entre 40 e 43 graus. “Em algumas cidades o máximo do calor ocorrerá no sábado e em outras na tarde do domingo, prevê Estael.
LEIA MAIS: Defesa Civil de Santa Cruz emite alerta sobre onda de calor
A onda de calor extremo, de acordo com a MetSul Meteorologia, traz consigo um risco de temporais severos. Se ocorrerem, os eventos devem ser muito pontuais, isolados, mas com chance de estragos, com alagamentos, vendaval e queda de granizo. “O calor excessivo aumenta não apenas aumenta a probabilidade de tempestades isoladas ocorrerem como agrava o risco de que sejam muito fortes ou severas”, alerta Estael Sias.
Publicidade
LEIA MAIS: Dias de calor intenso exigem maior cuidado com os animais
A MetSul projeta a continuidade das temperaturas extremas, pelo menos, até quarta-feira da próxima semana. O calor deve ceder um pouco já na segunda, com maior presença de nuvens em todo o Estado, mas, mesmo assim, as marcas seguirão muito elevadas. Na quarta, uma frente fria deve chegar ao território gaúcho, com chuva, risco de temporais, mas alívio no calorão.
LEIA MAIS: Médicos alertam para necessidade de consumir mais líquidos durante o verão
Publicidade
Esta sexta-feira, 21, será de sol com nuvens na região. Há possibilidade de chuva rápida, típica de verão, entre a tarde e a noite. O dia é de muito calor, com temperatura já em torno dos 27 graus por volta de 8h30 no Centro de Santa Cruz do Sul. À tarde, as marcas podem até passar um pouco dos 40 graus em alguns pontos.
No fim de semana, o calor fica ainda mais intenso. A chance de pancadas rápidas no fim do dia se mantém, mas há risco de temporais localizados, principalmente no domingo.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.