Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Calendário de Vacinações é alterado em 2016

Está em vigor desde o início deste ano o novo calendário brasileiro de vacinação para crianças, adultos e adolescentes. A informação é da enfermeira responsável pelo Setor de Imunizações do Posto de Saúde Central de Sobradinho Nanci Dalmolin. Conforme ela, entre as alterações estão alguns números de doses a serem aplicadas e também faixas etárias que devem receber determinadas imunizações. A vacina contra Hepatite B, neste momento, está sendo disponibilizada somente para recém- nascidos nas primeiras 12 horas de vida, ainda nas maternidades.

Assim que o quantitativo desta vacina regularizar estará disponível para toda a população independente da idade.  Outra alteração ocorre na imunização contra a poliomielite. Seguindo uma tendência mundial, o Brasil adota as três primeiras doses – aos dois, quatro e seis meses – com a vacina inativada poliomielite (VIP), administrada com injeção. Antes, a terceira dose era oral (chamada de VOP) – o que segue valendo para a quarta e a quinta doses. Também sofrem mudanças as vacinas pneumocócica 10 valente e papiloma vírus (HPV), que passam a ser ministradas em duas doses em vez de três.

A faixa etária a ser imunizada contra o HPV foi ampliada: agora, meninas de nove a 13 anos recebem a vacina (antes, o limite era 11 anos). A imunização contra a hepatite A teve a faixa etária alterada dos 12 para os 15 meses de vida. Além disso, o reforço da meningocócica C passa a ser feito aos 12 meses, podendo ser realizado até os quatro anos. Em Sobradinho, o Setor de Imunização já atua com o novo calendário, segundo Nanci Dalmolin, as alterações são as seguintes: Nas segundas-feiras será aplicada a vacina Tríplice viral; Nas terças-feiras a BCG e nas quartas-feiras será aplicada a vacina contra a Febre Amarela, otimizando assim, o aproveitamento dos frascos multidoses. O secretário de Saúde Nilo Wietzke destaca que as vacinas combinadas possuem vários benefícios, entre eles o fato de reunir, em apenas uma injeção, vários componentes imunobiológicos. Além disso, segundo ele, com estas alterações os pais ou responsáveis precisarão ir menos aos postos de vacinação, o que poderá resultar em uma maior cobertura vacinal.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.