Esportes

Calendário de 2023 terá finais da Copa do Brasil no domingo e Data Fifa sem jogos

O calendário do futebol brasileiro em 2023 terá duas grandes novidades. A primeira será a realização das finais da Copa do Brasil aos domingos. Atualmente, as disputas decisivas acontecem às quartas-feiras. A segunda grande mudança será o respeito às Datas Fifa, conforme promete a CBF. De acordo com a entidade, essa antiga demanda dos clubes brasileiros será “plenamente atendida” na próxima temporada. Pelo planejamento da CBF, não haverá jogos no período da Data Fifa, período em que as seleções fazem suas partidas. Além disso, a confederação promete que os times que cederem jogadores ao time nacional terão intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e seus jogos.

“Essa mudança era uma demanda antiga dos clubes, que a CBF finalmente vai atender. O futebol brasileiro tem de fazer o que é melhor, tanto para seus clubes quanto para a seleção brasileira. Queremos dar melhores condições para o trabalho de todos, valorizando nossas competições e o nosso futebol como um todo”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

LEIA MAIS: Daniel e Wanderson serão reforços do Internacional diante do Red Bull Bragantino

Publicidade

Este intervalo mencionado pela CBF não está sendo seguido na atual Data Fifa, em que a seleção faz amistosos com Gana e Tunísia nos próximos dias. O Flamengo, por exemplo, cedeu jogadores à equipe de Tite e jogará na próxima quarta, dia 28, um dia depois do jogo entre Brasil e Tunísia. Para 2023, a seleção brasileira terá cinco períodos para amistosos: 20 a 28 de março, 12 a 20 de junho, 4 a 12 de setembro, 9 a 17 de outubro e 13 a 21 de novembro.

Outra novidade para o calendário do próximo ano é a disputa das finais da Copa do Brasil aos domingos, nos dias 17 e 24 de setembro. “A tarde de domingo é o horário nobre do futebol brasileiro. Com os jogos da final realizados no domingo, a Copa do Brasil fica mais atrativa e interessante para todos os envolvidos e mexe com a economia”, explicou o diretor de competições da CBF, Julio Avellar. “É melhor para o torcedor, que poderá se programar para viajar e acompanhar o time, ou até mesmo fazer sua festa em casa. E também é melhor para os parceiros comerciais, que poderão explorar as finais como eventos ainda maiores ao longo do fim de semana”, completou.

LEIA MAIS: Nicolas e Kannemann serão novidades no Grêmio contra o Sampaio Corrêa

Publicidade

A CBF informou também que a pré-temporada terá duração de 31 dias, a começar em 14 de dezembro deste ano, ainda durante a Copa do Mundo (que acaba no dia 18). E será encerrada em 14 de janeiro de 2023.

Confira abaixo as datas reservas para as competições nacionais e internacionais:

– Campeonatos Estaduais: 15/01 a 09/04 (16 datas)
– Copa do Brasil: 22/02 a 23/09 (14 datas)
– Série A do Campeonato Brasileiro: 16/04 a 03/12 (38 datas)
– Série B do Campeonato Brasileiro: 15/04 a 25/11 (38 datas)
– Série C do Campeonato Brasileiro: 23/04 a 12/11 (27 datas)
– Série D do Campeonato Brasileiro: 30/04 a 29/10 (24 datas)
– Supercopa do Brasil: 28/01 (uma data)
– Copa Libertadores: 08/02 a 11/11 (19 datas)
– Copa Sul-Americana: 08/03 a 28/10 (15 datas)
– Recopa Sul-Americana: 08/02 e 15/02 (02 datas)

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.