O Campeonato Gaúcho deve começar antes do previsto. A CBF divulgou uma ideia para 2025 e, no cronograma, está o objetivo de iniciar os estaduais na primeira semana de janeiro. Com isso, o Gauchão deve terminar ainda em março. Será um tempo curto e com muitos jogos. A partir de agora todos os times aceleram a conclusão dos elencos, e durante o mês de dezembro teremos muitos treinos e amistosos. Nessa linha, o número de datas dos estaduais será mantido, ou seja, a competição deve manter a mesma fórmula e número de rodadas desta temporada.
Jogo único
Vem aí a final da Libertadores da América, mais uma vez com jogo único, assim como acontece na Europa. A Conmebol já tem exemplos para voltar atrás dessa decisão. Tivemos o episódio de Montevidéu, onde o Centenário ficou vazio para uma decisão única entre Palmeiras e Flamengo. Esse ano a decisão será na Argentina, com dois times brasileiros, indício de estádio vazio ou com ocupação na casa de 50%. Perdemos o que tínhamos de melhor ao copiar a Europa, e, com dirigentes deslocados da realidade, acabou esfriando o título mais importante do futebol sul-americano. Até quando?
Cerveja
Essa semana o assunto bebida nos estádios ganhou o palco de Brasília. A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou a proibição da venda dentro e ao redor do estádio. Sempre fui contrário ao que já é praticado no Rio Grande do Sul e achei um abuso a regra ser a mesma também para cidades pequenas e jogos com pouquíssimo público. Não se trata de incentivo ao consumo. Estou de olho no entretenimento, receita, no espetáculo que o futebol produz. Sobre brigas e exageros, isso é assunto para
a segurança. Os órgãos precisam combater essa questão, simples assim! Ou não temos capacidade?
Publicidade