Casos de faturas de energia elétrica que chegaram com valores acima do normal têm gerado reclamações dos usuários em Santa Cruz do Sul e na região. Procurada, a distribuidora RGE esclareceu a situação através de assessoria de imprensa.
Segundo a companhia, em 24 de março, a Aneel publicou a Resolução Normativa 878/2020, autorizando, por 90 dias, que as distribuidoras de todo o Brasil efetuem o faturamento pela média aritmética dos últimos 12 meses de consumo do cliente, eliminando a necessidade de visita presencial.
Como alternativa para evitar faturamentos por estimativa, a Aneel autorizou aos clientes a possibilidade da realização da autoleitura, sendo o cliente responsável por informar sua leitura por meio dos canais de atendimento da distribuidora. Ambas as opções foram habilitadas e estão disponíveis.
Publicidade
LEIA MAIS: RGE amplia subestação e reforça sistema de energia em Santa Cruz
Conforme informações da assessoria de imprensa, a RGE vem utilizando essa possibilidade apenas em casos de extrema necessidade, uma vez que a circulação de seus colaboradores pode estar restrita em algumas localidades devido a decisões das autoridades municipais. Além das possíveis restrições de circulação, a empresa ficou impossibilitada de fazer a leitura de consumo de todos os clientes da sua área de concessão de 6 a 15 de abril, obedecendo decisão liminar da Justiça do Trabalho, que proibiu as atividades dos agentes comerciais da RGE. Neste período, o faturamento foi realizado pela média dos últimos 12 meses, ou pela autoleitura.
De acordo com a empresa, o processo de leitura e entrega das contas já está normalizado e sendo executado de forma presencial desde 15 de abril, seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde. As faturas emitidas em maio estão considerando a leitura real, feita em campo, compensando assim eventuais diferenças no valor das faturas emitidas mediante a média aritmética, seja para mais ou para menos.
Publicidade
LEIA MAIS: RGE adota pagamento de contas por cartão de débito
Alinhamento de consumo
A RGE aponta também que no período de quarentena o consumo pode estar elevado porque as pessoas ficam mais tempo em casa, ou, mesmo, trabalham de casa. A distribuidora faz algumas recomendações aos clientes:
Publicidade
LEIA MAIS: RGE muda local de entrega das contas de energia elétrica
This website uses cookies.