Colunistas

Calasso ensina a organizar uma biblioteca pessoal

Um livro que chegou às livrarias nesta semana pela Companhia das Letras promete uma aproximação oportuna com a obra de um dos mais importantes intelectuais deste início de século 21 no mundo todo, lamentavelmente falecido em julho de 2021, aos 80 anos. É o volume “Como organizar uma biblioteca”, do italiano Roberto Calasso, que foi, ele próprio, leitor, escritor, ensaísta e, principalmente, editor.

LEIA TAMBÉM: A honra no centro do enredo de um romance indiano

Calasso era presidente e publisher da editora Adelphi, fundada em 1962, e como tal lançou alguns dos mais importantes nomes da literatura italiana e também mundial. A editora Âyiné lançou no Brasil o livro A marca do editor, no qual ele recupera algumas das passagens marcantes da história cultural europeia da reta final do século 20 e das últimas duas décadas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: O direito de homens e mulheres de flanar pelo mundo em paz

O livro que está por chegar pela Companhia das Letras, em tradução de Patricia Peterle (144 páginas, a R$ 64,90), compartilha alguns ensaios de Calasso até o momento inéditos em português. Neles, reflete sobre tudo o que está implicado na organização de uma biblioteca particular, seguindo gostos e temáticas de interesse.

Na prática, não deixa de ser uma temática curiosa em tempos nos quais as pessoas se equilibram entre livros físicos e livros digitais. Calasso, como é de compreender, vem de um tempo em que nem se cogitava a existência de outra coisa que o livro físico, de papel, mas está mais preocupado a que os indivíduos leiam, leiam sempre, e não importa em qual suporte o texto seja oferecido.

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.