Neste domingo, 29, a Diocese de Santa Cruz do Sul acolheu seu novo bispo, Dom Itacir Brassiani, que foi empossado em uma cerimônia repleta de simbolismo e espiritualidade na Catedral São João Batista.
Na manhã dessa segunda-feira, 30, durante coletiva de imprensa, dom Itacir destacou a importância de um objeto que se tornaria seu cajado pastoral: uma viga de uma capela destruída pelas enchentes no Vale do Taquari.
LEIA TAMBÉM: “Temos que ser a igreja do diálogo”, diz Dom Leomar
Publicidade
“Se eu precisava ter um báculo como sinal de pastoreio, procurei e encontrei, no início de setembro, uma viga na paróquia de Arroio do Meio. Com a ajuda de padres, resgatamos essa madeira que representa a resistência da comunidade diante das adversidades”, disse o novo bispo. Ele explicou que um amigo seu, de Santa Catarina, o incentivou a transformar a viga em seu cajado, o que o encheu de significado.
Dom Itacir ressaltou que o cajado não é apenas um símbolo de liderança, mas também uma lembrança da fé e da resiliência da população local. “Essa madeira traz a memória de resistência e fé em tudo que aconteceu no Vale do Taquari”, completou.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!