Os índios caingangues de Miraguaí, no Norte gaúcho, que estiveram em Santa Cruz do Sul em fevereiro do ano passado, estão de volta. Com uma banquinha discreta, os indígenas comercializam plantas e ervas usadas como tratamento em mais de 90 aplicações diferentes. O grupo fica no município até esta quinta-feira, 7.
“Neste ano que estão todos estressados, com muitos afazeres, nós temos um composto muito bom, que é revigorante”, ofertou Claudio Sales. Acompanhado da avó, Rita Sales, ele oferece mais de 90 chás e compostos, com plantas e ervas vindas da Amazônia, do Pará, Mato Grosso e Santa Catarina.
LEIA MAIS: A sabedoria caingangue fica no Centro até esta quarta-feira
Publicidade
Os chás dos caingangues ajudam a eliminar toxinas, melhoram a circulação e reduzem a retenção de líquidos. “São terapias alternativas. Remédio é remédio, nós comercializamos chás e produtos naturais”, defende o indígena.
Este é o segundo ano que eles vêm para Santa Cruz do Sul. Em uma banquinha, na Praça Getúlio Vargas eles comercializam os produtos durante todo o dia, iniciando às 8 horas.
De Santa Cruz, o grupo segue para Santa Maria, percorrendo outras regiões do Estado. Eles têm autorização da Fundação Nacional do Índio (Funai), para comercializar seus produtos de forma itinerante pelo Estado. “Nós ensinamos a usar as plantas. Não só aquilo que a gente vende, mas os chás que as pessoas têm em casa”, complementou Sales.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Pandemia leva até o Terno de Reis para a internet
This website uses cookies.