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Café: novos hábitos fazem consumo crescer

Os últimos tempos foram de transformações na vida de todos. Com as medidas de distanciamento e restrições de atividades, o tempo dentro de casa aumentou e despertou novos hábitos. Por exemplo, o café. Segunda bebida mais consumida no mundo, o café perde somente para a água. Estima-se que mais de 2 bilhões de xícaras são servidas diariamente nos seis continentes. Por aqui, nove entre dez brasileiros acima de 15 anos apreciam o cafezinho todos os dias, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

No ano passado, apesar da crise econômica gerada pela pandemia, a procura por café continuou crescendo no Brasil, com alta de 1,34% em relação ao ano anterior. Os números da Abic revelam ainda que, no ano passado, o Brasil se manteve na posição de segundo maior consumidor de café do mundo. Dados da última pesquisa realizada pela Euromonitor, em 2019, destacam o País como maior mercado mundial em volume total de café como bebida quente. Quando analisado o consumo per capita, observa-se que, em 2020, foi de 4,79 quilos por ano de café torrado. O bom desempenho na mesa do consumidor teve impacto direto na indústria: as empresas associadas à Abic registraram crescimento de 2,19% no período.

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O café é uma bebida de alta penetração: está presente em 97% dos lares brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao anunciar o estudo Análise de Consumo Alimentar pessoal no Brasil, com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, o café ficou entre os alimentos com maior frequência de consumo diário per capita (78,1%).

E as tendências são otimistas para o setor. Ao longo dos anos, a associação vem acompanhando através de pesquisas o comportamento do consumo e as ondas do café. Houve a expansão do consumo, seguida do incremento da qualidade. Mais tarde, começou a desmistificação de que café é “tudo igual”. Atualmente, cada vez mais se busca compreender os diferentes tipos e as diversas origens, mas, acima de tudo, mantendo o foco na qualidade e sustentabilidade.

A nova tendência dentro de casa

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O mercado de café aumentou muito nos últimos anos, reflexo do lançamento de produtos, inovações, novas formas de preparo e consumo da bebida. Recentemente, a Abic lançou o Aicafé. É um aplicativo que permite ao usuário fazer uma rápida consulta no momento da compra para saber se o produto que pretende adquirir é certificado e respeita os padrões de pureza.

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E esse consumo crescente acabou se refletindo dentro da casa dos brasileiros. Hoje está em alta o chamado cantinho do café, um espaço geralmente com decoração temática, que concentra cafeteira, xícaras, filtros, bandejas, recipientes para armazenamento e todo aquele clima que envolve essa bebida, capaz de fazer bem em todos os momentos.

Dicas de preparo

Filtro de papel ou coador de pano

Cafeteira italiana ou Moka

Prensa francesa

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