A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e sua prática na rotina das empresas foi tema da edição de setembro do Café Empresarial. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, o tradicional evento de networking reuniu empresários e profissionais de empresas no auditório 2 da entidade, na manhã desta terça-feira, 3.
Palestrante do encontro, a advogada Angeline Kremer Grando, sócia-gestora da área cível do BVK Advogados, foi além da teoria e mostrou, por meio da análise de exemplos práticos, os reflexos dessa legislação na gestão dos negócios. O objetivo foi esclarecer, na prática, quais os ganhos e perdas a partir da decisão de incorporar as regras de proteção de dados à organização.
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Em vigor desde setembro de 2020, a LGPD é obrigatória para todas as empresas, independentemente do seu porte. O não cumprimento das regras estabelecidas na legislação favorece que a empresa seja alvo de processos indenizatórios, que podem ocorrer conjuntamente com a aplicação de multas administrativas.
Conforme Angeline, especialista em Contratos, Privacidade e Proteção de Dados, possuir uma estrutura adequada de governança nesta área significa que a empresa desenvolveu regras e procedimentos para garantir atender aos direitos dos titulares e a segurança durante o tratamento de dados pessoais. “Não apenas sob o ponto de vista da tecnologia da informação, adotando ferramentas técnicas de proteção, como também ações educativas para seus colaboradores e parceiros, para mitigar riscos de incidentes de segurança”, observou.
Entre os benefícios da empresa adotar essas medidas, a especialista destacou a redução da vulnerabilidade aos golpes que ocorrem através de transações financeiras eletrônicas. As práticas da LGPD também dificultam a utilização de informações e dados confidenciais por colaboradores sem autorização, em ações de concorrência desleal, protegendo a propriedade intelectual da organização.
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Outro ganho é com relação a imagem da marca perante o mercado e os consumidores. “A preocupação das empresas com a privacidade e proteção de dados tem, cada vez mais, agregado valor às marcas, diante do reconhecimento pelos cidadãos da importância desse tipo de ação”.
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Para a empresa que quer implantar uma governança em privacidade e proteção de dados, Angeline orienta que o primeiro passo é fazer o mapeamento das operações de tratamento de dados da organização. “A partir daí, devem ser identificadas de forma personalizada, quais as medidas que precisam ser adotadas para garantir o atendimento às obrigações da legislação”, ressalta a advogada.
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Presente na programação de eventos da ACI há quase duas décadas, o Café Empresarial é um espaço para troca de conhecimentos e networking. Conta com o patrocínio da Bitencourt Corretora de Seguros, UNISC, Wizard Idiomas, Lisaruth, Dinda Card e Himarte Internet.
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