Categories: Regional

Café Empresarial da ACI debate rumos do turismo regional

Tema de repercussão nacional e até internacional, o Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, será o assunto do próximo Café Empresarial online promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul. O evento será nesta quinta-feira, 29, a partir das 10h45, com transmissão pelo Instagram @aci_scs.

O bate-papo virtual abordará o novo momento do turismo regional com a construção da estátua. O Cristo terá 43 metros, cinco a mais do que o Cristo Redentor, cartão-postal do Rio de Janeiro, e tem inauguração prevista para dezembro. A obra fica no Morro das Antenas e custou cerca de R$ 2 milhões. No encontro online, especialistas na área avaliam o que esse fato pode ensinar aos municípios sobre atuação integrada para promoção do turismo e quais possibilidades pode gerar para o desenvolvimento do setor no âmbito regional.

Participam do Café Empresarial como convidados o diretor do Grupo Lume, coordenador do Trem dos Vales, membro da Associação Amigos de Cristo e Presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales) nas gestões 2007/2009 e 2017/2019, Rafael Luiz Fontana, e o secretário de Turismo de Bento Gonçalves e entusiasta da área Rodrigo Ferri Parisotto. A condução ficará por conta da professora universitária e diretora de Turismo da ACI, Luciana Antonia Tremea.

Publicidade

LEIA MAIS: VÍDEO: Cristo esculpido de 43 metros é o assunto dos Vales

De acordo com Luciana, o Cristo Protetor de Encantado causará grande impacto no turismo regional. “O Rio Grande do Sul passou a ser visto de forma diferente depois de todas as notícias e repercussões nas redes sociais. E para a região ele é muito importante, a região toda precisa se preparar, não só o Vale do Taquari, mas o Vale do Rio Pardo, a região da Serra, da uva e vinho”, conta.

A imagem deve marcar um novo momento no turismo, exigindo a qualificação de pessoas, a preparação nos restaurantes, hotéis e comércio da região. A expectativa é que o público que virá visitar a imagem passará alguns dias nas cidades próximas, portanto é necessária uma organização do turismo receptivo na região dos Vales. “É preciso se preparar para receber turistas, romeiros, devotos e preparar todo o seu entorno com muito entusiasmo e muita dedicação, mas com muito planejamento”, disse Luciana.

Publicidade

Trabalho em conjunto

Para a diretora de Turismo da ACI, Luciana Tremea, é preciso que os municípios estejam unidos e trabalhando juntos. “Toda a região deve estar preparada e buscar se desenvolver porque o turista, quando visita um local, não sabe onde começa um município e termina outro, o turismo não tem fronteiras.” Desta forma, a conversa da quinta-feira contará com uma atualização sobre a situação de Encantado, com troca de ideias sobre o novo momento do turismo regional.

LEIA MAIS: Sobradinhense supervisiona obra de uma das maiores estátuas de Cristo do mundo

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.