ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Café Empresarial: cidades inteligentes priorizam a qualidade de vida

Aproximar a cidade das pessoas. Em linhas gerais, esse é o objetivo de uma cidade inteligente. O assunto foi tema do Café Empresarial, realizado na manhã de terça-feira, 21, na Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul. O empresário de TI, Eduardo Kroth, palestrante do encontro, trouxe informações sobre a atuação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCIT), que preside há dois anos, e os avanços conquistados no município nesse processo de integrar a cidade às necessidades e anseios de seus habitantes. Principal evento de networking da ACI, o Café Empresarial tem o patrocínio do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Universidade de Santa Cruz (UNISC) e o apoio da Café Preto.

Em um mundo dominado pela informação, sem dúvida a tecnologia tem um papel de destaque. Contudo, não basta equipar a cidade com recursos tecnológicos de última geração, é preciso antes integrar essas iniciativas para que possam atender e beneficiar um maior número de pessoas. “Quanto mais atuamos como grupo, pensando soluções integradas, mais fortalecemos e valorizamos o papel do indivíduo, não do individual”, explica Kroth.

Publicidade

Essa otimização de recursos, direcionada a gerar melhor qualidade de vida à população, é o grande diferencial de uma cidade inteligente. Integrar o público e o privado, estimular o compartilhamento de informações são atitudes afinadas com esse conceito. Segundo ele, neste contexto, cada pessoa exerce um papel importante e é responsável por manter e preservar a sua cidade. “A responsabilidade não é somente do Poder Público, todos passam a ser responsáveis pelo local onde vivem”, salienta.

Publicidade

Segundo o presidente do COMCIT, Santa Cruz do Sul evoluiu muito neste quesito, nos últimos anos. Ele citou ações como o Mapa da Cidade, o Banco de Alimentos, o plano de mobilidade urbana, os avanços em saúde, empreendedorismo, educação  e o controle e monitoramento por câmeras, na área de segurança, como exemplos desses avanços. “O aumento dos investimentos em geração de energia limpa, em inovação e na correta destinação e reciclagem de resíduos são outros indicativos que demonstram que o município caminha para um novo patamar de qualidade de vida”, ressalta.

Integração: O Café Empresarial é um espaço da ACI para integração e networking. Os convidados são recepcionados com um café da manhã, oferecido pela Café Preto, e depois participam de uma dinâmica de apresentação e troca de cartões. A palestra é uma das atrações do encontro. 

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta