Santa Cruz do Sul

Café empresarial apresenta história da empresa que colocou Santa Cruz no cenário do ciclismo nacional

Fé no trabalho, honestidade e paixão pelo ciclismo são pilares que fundamentam a trajetória empreendedora da família Faccin. O relato dos desafios e ensinamentos que acompanharam a história da empresa santa-cruzense Faccin Bicicletas que hoje é sinônimo de ciclismo, não somente na região, mas também no Brasil e até em outros países, foi o tema do Café Empresarial, realizado na manhã dessa terça-feira, 27.

Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) do município, o evento reuniu empresários e profissionais de empresas, no auditório da entidade, e foi transmitido em tempo real pelo Facebook e Youtube. A mediação ficou a cargo da diretora de Micro e Pequenas Empresas da ACI, Ieda Bavaresco Machado, e do conselheiro, Mathias Bertram, integrante do Conselho Deliberativo da entidade.

LEIA TAMBÉM: Café Empresarial da ACI conta os 20 anos de sucesso da Imply Tecnologia

Publicidade

O painel Família Faccin: empreendedorismo na veia e sobre rodas!, apresentado pelo pai Danilo Faccin, e os filhos Luiz Maganini Faccin (Luiz Faccin Bicicletas), e Giovane Celeste Faccin (faccinbicicletas.com), durante o encontro, resume bem história inspiradora da empresa.

O patriarca, Danilo Faccin, recorda que herdou a veia empreendedora do pai que, ao abandonar o campo por problemas de saúde, adquiriu um modesto armazém de onde tirava o sustento da família, atuando também como corretor. Em 1959, a saúde do pai piorou e seguindo o conselho de amigos, a família se mudou para Santa Cruz em busca de tratamento. Aqui, adquiriam um pequeno armazém onde Danilo fortaleceu seus laços como o mundo dos negócios.

Em 1971, já casado e com dois filhos, o empreendedor trocou um caminhão por um carro, um terreno e uma borracharia que funcionava em um prédio alugado. Tempos depois a borracharia foi transferida para um imóvel da família, no Bairro Arroio Grande. Em 1981, sentido a necessidade dos ciclistas do bairro, Danilo identifica uma nova oportunidade de negócio: o conserto de bicicletas. “Aliava o serviço na borracharia de dia com o conserto das bicicletas à noite. Minha esposa ajudava deixando as peças desmontadas e lavadas. Eram tempos difíceis, mas sempre tivemos o apoio da família”, destaca o patriarca.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Passeio de bicicleta celebra o meio ambiente

Surge a Faccin Peças, em 1983, que comercializava peças de bicicletas e pequenos itens de ferragens, o embrião para o que seria o principal negócio da família: a Faccin Bicicletas Ltda., fundada em 1995.
Com forte vocação na venda de peças e montagem de bicicletas, com destaque para as de competição, a marca Faccin logo se tornou sinônimo de ciclismo profissional e de qualidade de produtos e serviços. A empresa passou a prestar assistência técnica às mais importantes marcas de bicicletas do país e a marcar presença em grandes de competições ligadas ao ciclismo nacional e internacional.

LEIA TAMBÉM: A grande viagem: uma odisseia de bike

Publicidade

No ano de 2001, a Faccin ingressa no e-commerce com a criação do site na internet. As vendas ocorrem a em todo o território nacional e a empresa torna-se ainda mais conhecida. Em 2014, a empresa transforma-se em duas novas lojas independentes – Luiz Faccin Bicicletas e faccinbicicletas.com – dando continuidade a uma exitosa trajetória empresarial.

Exemplo na Família Faccin

Para o filho Luiz Faccin, o exemplo do pai foi a maior inspiração para seguir no mundo dos negócios. “Aprendi fazendo e vendo a forma como o meu pai trabalhava, os valores que seguia, como honestidade, confiança e compromisso em atender bem o cliente. Sem dúvida, a base é a família”, afirma.

O filho mais novo, Geovane Faccin, destaca o protagonismo da empresa na área do ciclismo, inclusive o de competição, como grande incentivadora do esporte, o que fez de Santa Cruz do Sul uma cidade de referência no país. “Temos hoje muitas ciclovias na cidade e muitos atletas que se destacam nacionalmente e até no exterior em grande parte por essa vocação que nos orgulhamos muito de incentivar, através do negócio de nossa família”, conclui.

Publicidade

O Café Empresarial conta com o patrocínio da Bitencourt Corretora de Seguros, UNISC, Sebrae, Wizard Idiomas, Cindapa, Borba Imóveis, Lisaruth e Gazeta Grupo de Comunicações.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.