Categories: Centro-Serra

Café com empresários debate demandas para Sobradinho

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sobradinho realizou, na manhã da última terça-feira, 30, na sede da entidade, um café da manhã que reuniu a diretoria da Caciss e contou com a presença do prefeito Luiz Affonso Trevisan, secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Idelfonso Barbosa, e o secretário da Administração, Felipe Secretti. Na oportunidade, vários assuntos foram tratados, com o intuito de consolidar o município de Sobradinho como cidade polo da região Centro Serra.

De acordo com o presidente da entidade, Emerson Torrel (foto), que comandou a roda de debates, alguns assuntos merecem mais atenção para que o município consiga alcançar esse objetivo. Torrel destacou que 70% da economia de Sobradinho é gerada pela soma dos resultados de comércios e indústrias. “A agricultura está em quarto lugar na economia do município. Por isso temos que tomar algumas atitudes para que as pessoas de outras cidades venham comprar no nosso comércio”, destacou.

O assunto “trânsito” voltou com força na conversa. A Caciss defende que sejam efetuados estudos para implantação de um sistema de estacionamento rotativo, bem como a melhorias das condições do trânsito no Centro. O prefeito Maninho Trevisan disse que há um valor de emendas para a realização de estudos e melhorias no trânsito de Sobradinho. Contudo, esses valores devem chegar somente no próximo ano.

Publicidade

Também foi sinalizada a necessidade de câmeras de vídeo-monitoramento, principalmente no Centro. Empresários disseram que muitos crimes já foram solucionados com o auxílio de câmeras de seguranças particulares. Além disso, a instalação dos equipamentos poderia inibir a prática de delitos contra o patrimônio público e privado. O presidente da Caciss lembrou que empresários do Centro, além de câmeras de segurança próprias, ainda estão pagando um segurança particular para vigiar as lojas. “O gasto de alguns estabelecimentos chegam a R$ 400,00 por mês só para garantir a integridade do bem”, destacou Emerson. O prefeito disse que o valor de R$ 300 mil estariam garantidos, através de duas emendas parlamentares, para a instalação das câmeras.

Outro assunto levantando pela Cacissa foi a antecipação do lançamento do “Natal das Estrelas”. O presidente sugeriu que isto seja feito no máximo até 14 de novembro, em razão do custo-benefício dos investimentos em decoração e iluminação, além da ampliação do tempo de exposição , o que deve gerar melhores resultados financeiros para o comércio e, consequentemente, para os cofres públicos.

Outras demandas defendidas foram a aquisição de uma área para implantação de um novo distrito industrial, às margens da ERS-400 ou RSC-481; revitalização da Praça 3 de Dezembro, conforme projeto do Sebrae; revitalização da Via Sacra, no Morro da Medianeira.

Publicidade

De acordo com Emerson Torrel, o café da manhã serviu, dentre outras coisas, para estreitar os laços da entidade com a administração municipal.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.