Elas

Café com as servidoras municipais abre programação alusiva ao Dia da Mulher

A abertura da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher de 2024 preparada pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul começou com um evento voltado ao público interno. Na manhã desta quinta-feira, 7, foi realizado o “Café com as servidoras municipais”, na Bierhaus, no Parque da Oktoberfest. A atividade foi uma forma de homenagear o grupo que representa 68,5% do quadro de trabalhadores da Administração – em torno de 2.680 pessoas. Ao som de um violino executando temas musicais conhecidos, as funcionárias puderam aproveitar o buffet, onde uma série de delícias como cucas, pizzas e doces as aguardavam.

A prefeita Helena Hermany enfatizou que é preciso reconhecer a força feminina na sociedade. “A mulher tem que cuidar dos filhos e da casa, levar as crianças na escola, ela precisa se esforçar muito mais para receber o destaque”. Helena lembrou da própria história quando, no ano de 1969, foi aprovada no primeiro concurso do Banco do Brasil que aceitou a participação de mulheres. “Minha mãe tinha um primo que trabalhava lá e que dizia que banco não era lugar para mulheres. Ela, naquela época, com sua sabedoria, respondeu: a minha filha sabe o que faz”.

LEIA TAMBÉM: Vereadora de Candelária é homenageada pela AL em sessão alusiva ao Dia da Mulher

Publicidade

A prefeita salientou os obstáculos que precisou vencer para combater o preconceito e a desconfiança e cumprir a sua função. “Fico pensando o quanto nós já evoluímos e mostramos nossa competência. Temos condições de enfrentar qualquer desafio, seja em cargos de chefia e até em atividades mais pesadas”, salientou.

Helena ainda frisou que, pela primeira vez na história da Administração Municipal, o secretariado conta com a presença de cinco mulheres no primeiro escalão – as secretárias Roberta Pereira (Desenvolvimento Social), Simone Schneider (Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade), Ângela Saraiva (Habitação e Regularização Fundiária), Karianne Pacheco (Planejamento e Governança) e Marinalda Splinder (Administração), o equivalente a um terço do total de secretarias.

LEIA TAMBÉM: Dia Internacional da Mulher terá programação especial em Santa Cruz

Publicidade

A coordenadora municipal da Mulher, Solange Basso, afirmou que a atividade também buscou criar um momento de descontração e encontro entre as servidoras e foi uma oportunidade para a Administração Municipal manifestar seu reconhecimento ao trabalho que elas desempenham. “É importante demonstrarmos essa gratidão pelas pessoas que cuidam da comunidade”.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) é a pasta responsável por diversas iniciativas que garantem uma ampla rede de proteção à mulher, o que tem tornado o município referência estadual no assunto. O Escritório da Mulher, a Casa de Passagem e a Coordenadoria da Mulher são todos setores que buscam garantir o acesso a direitos e à dignidade ao público feminino. Além disso, Santa Cruz do Sul também conta com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. “Temos muito a comemorar mas também ainda muito a realizar em termos de políticas públicas e como Prefeitura”, afirmou a titular da Sedes, Roberta Pereira.

LEIA TAMBÉM: Cavalgada das Anitas realiza oitava edição em 9 de março

Publicidade

De acordo com Roberta, a presença de cinco mulheres no secretariado ao lado da prefeita Helena representa um grande avanço e é uma demonstração de compromisso com a inclusão feminina no poder público. “É um orgulho muito grande, neste dia, fazer parte deste grupo, de um governo liderado por uma mulher forte e ética, que nos incentiva a produzir”. Presente ao evento, a líder do governo na Câmara, vereadora Bruna Molz (Republicanos), também deixou seu recado às servidoras.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.