O mercado de telefonia, que iniciou de forma analógica, passou por grande evolução tecnológica e, com o surgimento da telefonia móvel, o setor acumula muitos benefícios para os usuários, o que impacta diariamente no desenvolvimento das pessoas e das empresas. Para falar sobre os avanços e desafios do setor, a Contel Telecom, empresa santa-cruzense integrante do Polo Tecnológico da Universidade de Santa Cruz do Sul (TecnoUnisc), realizou na manhã desta terça-feira, 19, o 1º Café Tecnológico.
A apresentação, no auditório do TecnoUnisc, foi conduzida pelo sócio-diretor da Contel Telecom, Cleber Fernandes, e pelo gerente Comercial, Jonas Lopes. O evento teve início com a explanação sobre o significado da sigla MVNO, Mobile Virtual Network Operator, que é uma operadora de rede móvel virtual. “É o direito de utilizar parte da infraestrutura oferecida por uma ou mais operadoras móveis, com torres e antenas. Uma MVNO não necessita de grandes investimentos e também não conta com espectros de radiofrequência. A sua responsabilidade fica a cargo do atendimento aos clientes, da comercialização e do faturamento dos serviços”, explicou Fernandes.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Unisc inaugura Incubadora Tecnológica em Venâncio Aires
Entre os benefícios do MVNO estão os preços mais competitivos se comparado às grandes operadoras móveis, comercialização de planos mais adequados às necessidades dos clientes e atendimento personalizado, visto que será um número menor de usuários. De acordo com Fernandes, existem muitas operadoras de rede móvel virtual no Brasil, entretanto, o público ainda tem dificuldade de distingui-las das tradicionais.
A MVNE, Mobile Virtual Network Enabler, é diferente da MVNO, ela é uma operadora móvel com rede que cuida de toda a infraestrutura e vende o serviço para a MVNO. Já a MVNA, Mobile Virtual Network Aggregator, como o nome salienta, é uma agregadora/facilitadora de operadoras móveis virtuais. “Ela é quem faz o ‘meio de campo’ entre as MVNEs e as MVNOs ao comprar grande quantidade de serviço das operadoras físicas e vendendo para as operadoras virtuais”, salientou o diretor.
Os primeiros passos da Contel foram dados em 2011 como consultoria de telecomunicações. O desenvolvimento de um software de gestão de refaturamento de linhas telefônicas e a mudança para dentro do TecnoUnisc marcaram o ano de 2017. Com isso, a organização aumentou a receita, a agilidade dos processos, entre outras melhorias.
Em 2020, a Contel Telecom recebeu a homologação junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operar como MVNO. Na sequência, expandiu os negócios e foi aprovada no Polo Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre – RS (Tecnopuc). Ao seguir a expansão, em janeiro de 2021, a Contel passou a ser uma franqueadora, associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), sendo, atualmente, nove franqueados desenvolvedores, com expectativa de chegar a 12, e 28 franquias home-office. Ainda em 2021, a organização contabilizou R$ 1,4 milhão em investimento captado e atingiu uma base de mais de 17,3 mil clientes.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Expoagro Afubra recebe primeira etapa do Arena de Inovação
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.