Um torneio de demonstração de habilidades reuniu cães policiais nesse domingo, 27, em Vera Cruz. A competição foi realizada no campo de futebol do Clube Vera Cruz e teve como objetivos o aperfeiçoamento do treinamento dos animais e também a troca de conhecimento e experiência entre os adestradores. Competiram 20 animais oriundos de diversos municípios do Vale do Rio Pardo e do Rio Grande do Sul, bem como de Santa Catarina, Paraná e até mesmo do Rio de Janeiro. Ao final, os melhores foram premiados.
LEIA TAMBÉM: FOTOS E VÍDEO: Canil da Força Tática localiza drogas e munições em operação
De acordo com o soldado Deivid Martins Ferreira, um dos responsáveis pela organização, muitos dos cães presentes já atuam em alguma das forças de segurança, como Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Penal (antiga Susepe) ou na Polícia do Exército. Assim, surgiu ideia de criar uma competição na qual eles possam mostrar seus níveis de operacionalidade, algo inédito na região. “É o nosso primeiro torneio e já conseguimos um número expressivo, temos 19 cães de intervenção e 11 cães de faro participando.”
Publicidade
As provas envolveram a simulação de ocorrências policiais como as que são vivenciadas pelos agentes no dia a dia. Em uma delas, o cão acompanhava o agente em uma abordagem a uma residência na qual o suspeito se recusava a sair. Após ser solto de sua guia, o animal pulava a janela e realizava a imobilização do figurante, que estava devidamente equipado para esse tipo de ação. Uma equipe de médicos veterinários também acompanhou os trabalhos ao longo de todo o dia para garantir o imediato atendimento em caso de necessidade.
LEIA TAMBÉM: Três são presos após furto a residência em Santa Cruz
Alguns estabelecimentos civis que atuam no adestramento também participaram. “Estamos muito contentes com o resultado do torneio e esperamos que o público e os competidores também tenham gostado”, afirma Ferreira. Ele diz que a organização e os adestradores envolvidos ficaram satisfeitos com o nível apresentado, ainda que alguns animais precisem de mais trabalho. “Não tivemos só simulação de ocorrências policiais, mas também de situações que podem ocorrer com qualquer pessoa, como uma invasão de domicílio, e o cão pode ser usado como uma ferramenta de defesa menos letal.”
Publicidade
Participante de um evento como esse pela primeira vez, Vinícius de Carvalho Moraes diz que tem o adestramento como um hobby. Ainda assim, destaca a importância de eventos como esse. “É ter um cachorro em casa que se possa confiar para sair e deixar ele protegendo o patrimônio de qualquer problema”, ressalta. Ele elogiou ainda a organização do evento e a forma como foi conduzido ao longo do domingo.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.