Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRONEGÓCIO

Cadeias da proteína animal apostam na inovação para o crescimento do setor

Foto: Romar Beling

Inovação, sustentabilidade, incremento de competitividade e agregação de receita são palavras repetidas em todas as rodas de conversas no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, no Paraná. A cidade, referência em agronegócio na região Oeste desse Estado, a cerca de 30 quilômetros de Cascavel, sedia desde a última terça-feira, 11, e até esta quinta-feira, 13, o Inovameat Toledo, encontro voltado a inovação na produção de proteína animal. Esse setor envolve, em especial, a criação de aves e suínos em território paranaense, mas igualmente as áreas de pecuária de corte e de leite, e de pesca e aquicultura, com a tilápia.

A Gazeta acompanha o evento, do qual é apoiadora, por meio da Editora Gazeta, especializada em anuários de agronegócio. No contexto do Giro do Agro PR 2023, a convite do jornalista Jair Reinaldo dos Santos, da Newmidia/Rural News, o roteiro integrado pela Editora Gazeta ainda inclui visitas a propriedades rurais e a instalações e projetos relacionados com a Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, nesta sexta-feira, 14.

LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul é reconhecido pelo Chile como zona livre de aftosa sem vacinação

Publicidade

Em coletiva a imprensa na programação do Inovameat na manhã desta quinta-feira, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, enfatizou o quanto o encontro, na segunda edição, já contribui para promover o debate em torno de temas prioritários no setor, e também para a integração entre todos os elos das cadeias de proteína animal. Atualmente, de cada três frangos exportados pelo Brasil, um sai do Paraná, tendo justamente a região Oeste do Estado como grande polo de produção. Os frangos de corte são embarcados para mais de 150 países.

E cerca de 80% da proteína animal paranaense vem desse ambiente do Oeste, considerado, assim, pelo vereador Leoclides Bisognin, gaúcho nascido em Cachoeira do Sul e que cresceu em Santa Maria, como o que mais produz proteína animal por metro quadrado em âmbito global. Bisognin radicou-se no Oeste paranaense há quase cinco décadas, e afirma que testemunhou a impressionante evolução desse segmento.

LEIA TAMBÉM: Estudo com 400 propriedades avalia biosseguridade de rebanho bovino gaúcho

Publicidade

Justamente por essa importância regional para o abastecimento nacional e para as exportações, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) confirmou a implantação, em Toledo, de uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi), cuja formalização foi assinada, no evento, pelo presidente do organismo, Celso Moretti.

As unidades da Embrapa voltadas a aves e suínos, com sede em Concórdia (SC), e de Pesca e Aquicultura, de Palmas (TO), cujos chefes-gerais, Everton Luis Krabbe e Danielle de Bem Luiz, prestigiaram o ato, serão as que mais intensamente participarão das pesquisas nessa unidade mista, num primeiro momento. O Inovameat Toledo envolve palestras, mesas-redondas, área de expositores e rodadas de negócios. É realização do Sindicato Rural e da Associação Comercial e Empresarial (Acit).

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.