Expoagro Afubra

Cadeia leiteira perdeu 60,8% dos produtores desde 2015, aponta Emater

Os desafios da pecuária de leite no Rio Grande do Sul foram tema de um seminário promovido pela Emater/RS-Ascar na manhã dessa quarta-feira, 20, no auditório central da Expoagro Afubra. Na ocasião, o assistente técnico estadual de Bovinos de Leite da entidade, Jaime Ries, e o extensionista rural Diego Barden dos Santos apresentaram um estudo detalhado com dados do setor. Com base nos indicadores, Ries constatou que a produção encontra-se estagnada há quase uma década. Entre 2015 e 2023, 51 mil produtores abandonaram a atividade. O número corresponde a 60,8% do total.

A pesquisa da Emater identificou que o preço do leite é a principal dificuldade para quase metade (49%) dos produtores gaúchos entrevistados. Além disso, são apontados entre os principais desafios a mão de obra (45,9%), custos de produção (42,11%) e sucessão familiar (41,91%).

LEIA MAIS: Após temporal, Expoagro Afubra suspende programação desta quinta

Publicidade

O rebanho leiteiro também reduziu nos últimos anos. Entre 2015 e 2023, foram 404 mil animais a menos nas propriedades gaúchas. Conforme o levantamento, a produtividade aumentou para 4,58 litros de leite por dia, um acréscimo de quase 40%. “Observamos que aqueles produtores que continuaram na atividade, estão investindo em tecnologia, equipamentos e conhecimento. E isso tem levado a um ganho de produtividade”, explicou Ries.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EXPOAGRO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.