A pouco mais de um mês para encerrar o prazo do cadastro biométrico obrigatório em Santa Cruz do Sul, cerca de 33 mil eleitores ainda não realizaram o procedimento. Conforme o chefe do cartório eleitoral da Zona 40, Jaime Melchionna, a procura está abaixo da expectativa. Do total de eleitores, 103.440, apenas 69.995 já fizeram o processo, totalizando 67,67%.
“O movimento ainda está um pouco abaixo do necessário, porque nossa meta era alcançar, até o dia 11 de março, prazo final, 80% do eleitorado. E a gente está com quase 70%. A previsão é de que não alcancemos a meta, porque, para isso, precisávamos ter uma média de 400 atendimentos por dia e, na realidade, estamos fazendo em torno de 200. Então, está bem abaixo do que a gente esperava”, disse, em entrevista à Rádio Gazeta.
O chefe do cartório acredita que com a proximidade do final do prazo, o movimento no cartório aumente. Ele alerta, no entanto, que quem não se apressar vai enfrentar filas e demora. “Quem deixar para os últimos dias vai enfrentar longas filas e vai acontecer que não vamos poder atender a todos, porque temos um certo limite de atendimentos. A gente alerta que quem não for ainda neste mês ou em fevereiro vai sofrer um pouco. Quem não fez ainda, corra, porque em março vai ser bem complicado.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Em Santa Cruz, cerca de 40 mil pessoas ainda precisam fazer a biometria
A data-limite para o cadastramento biométrico é dia 11 de março. O eleitor que não realizar o procedimento tem o título de eleitor cancelado e uma série de restrições. Para quem não tem certeza se já realizou a biometria, o chefe do cartório explica como pode ser feita a conferência.
“O modo mais fácil é conferir o próprio título de eleitor: no canto superior direito consta ‘identificação biométrica’. Se há esta inscrição, é porque o eleitor já fez o cadastro. Fora isso, também é possível consultar na internet. É bom salientar que, na última eleição, foram incorporados alguns dados do IGP para que as pessoas pudessem votar com a identificação biométrica. Então, mesmo quem não fez o cadastro biométrico usou a biometria para votar em 2018. Isso não significa que está dispensado de comparecer ao cartório, tem que comparecer para fazer.”
Publicidade
Para fazer a biometria, é preciso levar um documento com foto, comprovante de residência e título de eleitor, mas quem não tiver mais o documento não tem problema. O tempo de atendimento é de 10 a 15 minutos. O Cartório Eleitoral fica na Rua Ernesto Alves, 760, no Centro de Santa Cruz. O horário de funcionamento, até o final de fevereiro, é de segunda a quinta-feira, das 13 às 19 horas, e nas sextas das 9 às 15 horas. Em março, o horário retorna ao funcionamento normal, do meio-dia às 19 horas.
LEIA TAMBÉM: O que esperar das próximas eleições no Vale do Rio Pardo
Publicidade
This website uses cookies.