A implantação de parklets em Santa Cruz do Sul avançou um passo nesta quarta-feira, 3, com a publicação do edital de credenciamento, diretrizes para implantação dos parklets e memorial descritivo e detalhamento das estruturas, no site da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O último documento, por exemplo, estima um orçamento de execução dos parklets, que serão implantados no município.
Segundo o documento, cada estrutura tem o valor estimado em R$ 6.776,20, considerando todos os itens necessários para a construção, com produtos pesquisados em junho deste ano. O custo total para os empresários que tiverem interesse em construir os parklets – com base no orçamento – será de R$ 13.552,40, já que uma estrutura deverá ser instalada no estabelecimento e, em contrapartida, outra implantada em um local público de Santa Cruz.
O Edital de Credenciamento determina a apresentação dos projetos para firmar o Termo de Permissão de Uso da Área Pública. O objetivo inicial é contemplar os estabelecimentos que ficam na Rua Borges de Medeiros, no trecho entre a Rua Carlos Trein Filho e a Rua Thomaz Flores. Inicialmente, há três pontos públicos para a instalação: Praça da Bandeira, Praça Getúlio Vargas e Praça Siegfried Heuser.
Publicidade
Os empresários interessados deverão arcar com todas as despesas de projeto – que seguirá as diretrizes da Prefeitura -, obras, instalação e manutenção dos parklets, mas haverá a disponibilidade de expor publicidade da empresa na estrutura. A proposta deve ser apresentada, juntamente com os documentos necessários, no dia 12 de julho, na Secretaria Municipal de Comunicação.
Confira os documentos:
>>> Edital de Credenciamento
>>> Memorial Descritivo e Detalhamento Parklet
>>> Diretrizes para Implantação de Parklets
Publicidade
O que são os parklets
Chamadas de parklets, as estruturas consistem em uma extensão da calçadas, semelhantes a deques ou, ainda, pequenos parques para o convívio entre as pessoas nas vias urbanas. A estrutura ocupa uma ou mais vagas de estacionamento. A medida é adotada em cidades de todo o mundo e visa à valorização do espaço urbano ocupado pelos cidadãos. Os espaços contarão com bancos, floreiras, iluminação, e inclusive tomadas para que as pessoas possam carregar seus equipamentos eletrônicos.
LEIA MAIS: Prefeitura projeta instalação de parklets em Santa Cruz
Publicidade