No dia 26 de março, foi realizada a reunião de formação dos Grupos Executivos de Assessoramento e Debate do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no Espaço da Convergência. Na ocasião, o município de Sobradinho, na região Centro-Serra, foi apresentado como sede do encontro inaugural – de um total que pode chegar a dez – da série de simpósios do RS Sustentável: Cada Gota Conta, a marca da gestão Adolfo Brito (PP) na presidência do Legislativo gaúcho.
As reuniões pelo interior do estado vão abordar, em rodas de conversa, explanações e painéis, os temas de reservação de água, irrigação e piscicultura. O evento na cidade da região Centro-Serra já tem data definida: 26 de abril, sexta-feira, a partir das 9 horas. Altenir Rodrigues da Silva, diretor do Fórum, foi o responsável pela divulgação do local escolhido. “Vamos precisar das parcerias dos vereadores, das prefeituras e dos Coredes”, mencionou Rodrigues. O evento também deve contar com as parcerias de universidades, movimentos e organizações sociais, sindicais, patronais e instâncias federativas.
LEIATA TAMBÉM: Adolfo Brito: “É fundamental melhorar o valor agregado”
Publicidade
Cibele Lazzari, coordenadora do FDDR, definiu a essência do trabalho que está por vir. “Nós vamos gestar uma política pública. O produto deve nascer de nosso debate, por isso precisamos da sociedade civil. E este produto será o marco legal”, explicou a integrante da equipe.
Ao todo, 44 entidades se credenciaram para fazer parte das atividades do Fórum durante o período anual de atividades. Ao longo da audiência desta terça, os líderes das entidades puderam optar pelos eixos de atuação, que são quatro no total:
- Reservação de água, Irrigação, Piscicultura e Desenvolvimento Rural
- Educação, Inovação, Tecnologia, Integração dos Modais de Transporte
- Saúde, Mulheres, Direitos Humanos, Envelhecimento Ativo e Saudável, Igualdade Racial
- Combate à fome, Segurança Alimentar, Economia Criativa, Turismo, Geração de Renda e Desenvolvimento Econômico
LEIA TAMBÉM: O que Adolfo Brito planeja no comando da Assembleia Legislativa
Publicidade
Ficou definida ainda a realização de uma reunião mensal, no formato híbrido. O primeiro encontro dos GEADs vai ocorrer no dia 17 de abril, às 14 horas, no Espaço da Convergência.
Além de Altenir Rodrigues e Cibele Lazzari, a equipe do Fórum é composta pelos seguintes integrantes: Viviane Alves, assessora; José Enoir Daniel, assessor técnico; João Lopes, assessor técnico jurídico; Cláudio Cunha, assessor técnico jurídico; César Nery, assessor; Bruna Maria, recepcionista.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙