Um caso de resgate animal que chocou os santa-cruzenses na semana passada ganhou um rumo inesperado nesta terça-feira, 26. Após ser resgatada de uma casa no Bairro Progresso onde sofria abusos sexuais e maus-tratos, Valentina está prenha. A cadelinha que mobilizou com sua história pessoas não só da região, mas do Brasil todo, espera filhotes que devem vir ao mundo em cerca de 15 dias.
Segundo Bettina Rodrigues, da ONG Protetores de Santa Cruz do Sul, Valentina devia ser levada para um lar temporário nesta terça, mas uma das veterinárias desconfiou de sua barriga inchada, fez um exame e descobriu a gravidez da cadelinha. Como as lesões na vulva do animal ainda estão muito recentes, ela não poderá conceber a prole por parto normal, então será submetida a uma cesariana. Na ocasião, a cadela será castrada, e posteriormente fará uma cirurgia plástica na região.
Valentina foi atendida pelas veterinárias Tamara Rocha de Moraes e Karina Knak, da Policlínica, onde ela segue internada em observação, agora que deve esperar o parto de seus bebês. Vítima da crueldade humana, a cadelinha já aprende a confiar novamente nas pessoas, e seu único receio continua sendo com os membros do sexo masculino. “Foi com certeza um dos piores casos que já vi”, comenta a protetora Bettina, lembrando do dia em que o grupo removeu a cadela que estava amarrada embaixo de uma casa, sem água nem comida. No entanto, o estado de saúde do animal melhora gradualmente, seu caso teve uma grande evolução, e ela está sendo tratada com pomadas e antibióticos.
Publicidade
O agressor foi denunciado de forma anônima, e o Grupo Protetores só foi ao local depois de entrar em contato com a Polícia Civil. Os exames e laudos do estado de saúde de Valentina já foram anexados ao processo criminal. O homem recebeu uma intimação dos policiais, mas não compareceu. Ele já foi identificado e seu nome não foi divulgado porque o caso ainda está sendo investigado.
“A Polícia Civil está fazendo de tudo para ajudar, queremos transformar este caso em exemplo de justiça, até pelos outros casos de abuso contra animais em que os criminosos não foram identificados”, conta Bettina. “Maus-tratos aos animais ainda não é um crime considerado grave, infelizmente, mas um homem que comete um crime desses, um abuso contra um animal indefeso, pode fazer isso com uma pessoa, com uma criança. Ele devia estar preso.”
Agora, além de encontrar um lar amoroso e responsável para Valentina, a ONG Protetores deverá achar lares para seus filhotes. Como o tempo de internação será maior, e com as cirurgias que devem ser feitas, o tratamento também será mais dispendioso. As doações podem ser feitas nos pontos de coleta, ou através de depósitos bancários no Banrisul – Agência 0957 Conta: 39.12345678 – em nome da voluntária Patrícia Azambuja.
Publicidade
PONTOS DE COLETA:
> Farmácia via Gotta – Rua Júlio de Castilhos, 271.
> Casa dos Estofados – Rua Venâncio Aires, 425.
> Policlínica Clínica Veterinária – Rua Marechal Floriano, 1727.
> Clínica do Dr. Faveco – Rua Marechal Floriano, 1178.
> Miau Pet Shop – Rua Ernesto Alves, 522.
> Clínica Namastê – Rua Marechal Deodoro, 27.
> Tapetes e Cia – Rua Fernando Abott, 796.
> Clínica Veterinária Boulevard – Rua Mal. Deodoro, 1129.
> Fruteira Conzati – Av. Independência,887.
> Love Brands – Rua 28 de Setembro, 95.
> Clínica Dra. Ana Cláudia Dettenborn – Rua: Cel. Oscar Jost, 2081.
> Bazar Lider -Rua Vereador Adroaldo Campos, Cohab, 275.
> Max Lavanderia – Rua Borges de Medeiros (anexo ao estacionamento do Max Shopping), 235.
Publicidade