Santa Cruz do Sul

Cachaça presta homenagem aos 200 anos da imigração alemã

As delícias e o charme da Feira da Agroindústria Familiar voltam a ser destaque na 39ª Oktoberfest. Oficialmente inaugurado na tarde de sexta-feira, o espaço chega à sua terceira edição, oferecendo aos visitantes uma experiência única, com sabores e produtos autênticos da região. A feira está localizada em uma área ampla, entre a arena de shows e o Ginásio Poliesportivo, facilitando o acesso ao público que tem a oportunidade de conhecer produtos diferenciados e também as histórias que costumam fazer parte dos empreendimentos familiares.

Neste ano há 40 participantes, 30 deles ligados à agroindústria familiar e os outros dez divididos entre floriculturas, artesanatos rurais e sementes crioulas. “A expectativa de vendas no espaço está diretamente ligada ao clima, dependendo do público que vem ao parque, mas a expectativa é de sempre vender mais,” afirmou Carlos Corrêa da Rosa, coordenador do local.

LEIA TAMBÉM: Palco Gazeta terá fim de semana de atrações especiais

Publicidade

Uma das atrações que prometem conquistar o paladar dos visitantes é a cachaça especial produzida em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. O produtor Mateus Weber, 30 anos, trouxe a iguaria de Ivoti, cidade perto de Novo Hamburgo. “Minha família é descendente de alemães que chegaram em 1824. Então, esse ano está completando realmente os 200 anos que a nossa família chegou no Brasil”, disse.

Weber ressaltou que esse foi o motivo de produzir a cachaça em um lote exclusivo. “Queríamos homenagear esse momento com uma cachaça, que é o que nós sabemos fazer, porque nossa família já produzia cachaça e destilados lá na Alemanha, então aqui no Brasil continuamos essa tradição.”

Os ingredientes utilizados para produzir a bebida que está à venda na Oktoberfest contam com carvalho europeu, da Alemanha, e a madeira brasileira Amburana. “Foi um blend dessas duas madeiras que a gente fez uma junção e lançou essa cachaça comemorativa dos 200 anos da imigração alemã”, finalizou o produtor. A unidade custa R$ 420,00.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE OKTOBERFEST

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.