A maior feira agropecuária de exposições da América Latina, a Expointer, foi palco de um momento especial para o produtor Tiago Staub, natural de Santa Cruz do Sul. No último sábado, a cabra da raça Boer, que ele levou para a feira, deu à luz três caprinas. Foi o primeiro nascimento registrado no evento deste ano, que ocorre até este domingo, na cidade de Esteio.
LEIA TAMBÉM: VÍDEOS: ovelha dá à luz quatro filhotes no interior de Santa Cruz
O fato chamou a atenção dos visitantes do Parque Assis Brasil. “O nascimento dos filhotes foi programado para a feira, só não imaginava que seriam os primeiros do evento”, afirmou o produtor de 44 anos. Duas caprinas nasceram por volta das 8 horas, já a terceira veio ao mundo às 13 horas. “Esse intervalo grande não é comum, geralmente demora apenas alguns minutos”, comentou.
Publicidade
Os animais pertencem à Cabanha Staub, que o produtor mantém em Rincão Del Rey, em Rio Pardo. A cabra Bacamarth é de origem nordestina e tem quase três anos de idade. Ela já deu à luz outros caprinos, todos machos. Desta vez, foram três fêmeas. “Ela e seus filhotes vão ficar aqui na feira até o fim do evento. Depois, elas retornarão para a cabanha, em Rio Pardo,” ressalta Staub.
LEIA TAMBÉM: Cadeia leiteira apresenta alternativas para a retomada
O produtor levou à 46ª Expointer 21 animais. A expectativa é de que ocorram mais nascimentos durante o evento. “Tenho mais uma cabra que deve ter esse feito aqui na feira.” Staub levou para a exposição duas cabras reprodutoras, dez cabras adultas e nove filhotes de três meses. “Destes, restam três, os demais foram comercializados.” A média de valor de venda varia a partir de R$ 1,5 mil.
Publicidade
Staub participa da Expointer desde 2020. “Faço parte de uma associação que envolve produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Neste evento, estamos em um grupo de 11 cabanheiros, e todos se ajudam durante a feira”, explicou.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade