Esportes

Cabo Verde é o primeiro país a adotar o nome de Pelé em um estádio após a morte do craque

Em uma das muitas homenagens póstumas a Pelé, Cabo Verde irá alterar o nome do Estádio Nacional de Cabo Verde, localizado em Praia, capital do país africano, para “Estádio Pelé”. A iniciativa segue o pedido feito por Gianni Infantino e da Fifa durante o velório do jogador nesta semana para que todos os países-membros da entidade batizem ao menos um estádio em cada país em homenagem ao Rei do Futebol.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, em mensagem nas redes sociais. “Cabo Verde e Brasil têm uma história e uma cultura que andam de mãos dadas, visto que são dois países irmãos, ligados pela língua e identidades muito semelhantes”, afirmou. “Pelé foi e será sempre uma referência no Brasil, na nossa lusofonia e em todo resto do mundo, sendo um ídolo que liga várias gerações.”

LEIA TAMBÉM: Pelé teve filha com uma santa-cruzense; entenda

Publicidade

Construído em 2010 e inaugurado em 2014, o estádio tem capacidade para 15 mil pessoas e é a casa da seleção nacional de Cabo Verde, país membro da comunidade lusófona. “Como homenagem e reconhecimento a esta figura que engrandece a todos, manifesto a intenção de nomear o nosso estádio nacional, como ‘Estádio Pelé’, numa iniciativa à qual, acredito, que vários países pelo mundo nos acompanharão”, afirmou o primeiro-ministro.

Durante o velório de Pelé, realizado nesta semana em Santos, Gianni Infantino, presidente da Fifa, expressou o desejo da entidade para que todos os países-membros tivessem ao menos um estádio em homenagem ao Rei do Futebol. O órgão que rege o futebol mundial também renomeou o campo de futebol na sede para “Estádio Pelé-Fifa Zurique”.

LEIA TAMBÉM: Relembre fatos que fizeram de Pelé o “Rei do Futebol”

Publicidade

“Vamos homenagear o Rei como ele merece. Por esse motivo, pedimos um minuto de silêncio em todos os estádio e agora também vamos pedir a todas as federações no mundo inteiro que batizem um estádio de cada país com o nome de Pelé, porque os jovens têm que saber e lembrar quem ele era”, disse Infantino.

No Brasil, o Estádio Rei Pelé, localizado na cidade de Maceió, recebe o nome do jogador e é utilizado pelo CRB e CSA.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.