Categories: Regional

Burocracia prejudica produtores rurais de Venâncio Aires

A dificuldade em conseguir financiamento de recursos federais junto aos bancos para a compra de insumos e equipamentos vem tirando o sono de grande número de produtores rurais de Venâncio Aires. O problema atinge principalmente a agricultura familiar e vem se agravando nos últimos anos. Agora em 2015, com a alta do dólar, tornou-se um pesadelo para estes produtores.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires, Elemar Walker, a dificuldade ocorre em praticamente todas as localidades do interior do município. “Algumas famílias levam mais tempo para conseguir os financiamentos, outras menos. Mas sem dúvidas isso prejudica a todos”, afirmou. Esse apoio financeiro ocorre principalmente através do Programa Nacional de Apoio a Agricultura Familiar (Pronaf).

O caso mais recente vem ocorrendo com os produtores das localidades atendidas pela Associação dos Pequenos Agricultores da Região da Travessa (Aspatra). A entidade, que foi criada no ano passado, atende mais de 20 famílias das localidades de Travessa, Grão-Pará, 17 de Junho, Olavo Bilac, Santa Emília e Vila Palanque. Nesta semana, o presidente da Aspatra, Eduardo Stertz, utilizou a tribuna livre da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires para relatar a situação dos pequenos agricultores, pedindo a compreensão e ajuda do Poder Público.

Publicidade

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA GAZETA DO SUL DESTA SEXTA-FEIRA

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.