O Janeiro Branco é dedicado à conscientização e alerta para os cuidados com a saúde mental e emocional, considerando também a prevenção de doenças decorrentes do estresse do trabalho. Caracterizado pelo esgotamento físico, emocional e pelo estresse causado pelas condições desgastantes do trabalho excessivo, a síndrome de Burnout, desde 2022, é classificada como uma doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo um estudo feito pela Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse, o Brasil é o segundo país com maior número de casos de Burnout diagnosticados, afetando 30% dos trabalhadores. E é fundamental estar atento desde os primeiros sinais de esgotamento. O Burnout aparece quando o trabalhador ultrapassa a linha do aceitável, no que diz respeito a empenho. Assim, os sintomas mais comuns são cansaço excessivo – físico e mental -, alterações no apetite e insônia.
LEIA TAMBÉM: Dois meses antes de ser assassinada pelo ex, jovem solicitou medidas protetivas
Publicidade
Apesar de ser causada por um estresse crônico no trabalho, a Síndrome de Burnout pode ser evitada e tratada. A prevenção se dá a partir de estratégias que diminuam o estresse e a pressão no trabalho, além de condutas saudáveis indicadas pelo Ministério da Saúde, como:
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Prefeitura abre sindicância para apurar conduta de guarda que desferiu choque em homem na praça
Além das orientações acima, é muito importante buscar profissionais habilitados para tratar da saúde mental. No caso do Burnout, o ideal é a combinação entre psicólogo e psiquiatra.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.