A vereadora Bruna Molz (Republicanos) foi eleita em chapa única nesta segunda-feira, 19, para presidir a Câmara de Santa Cruz em 2023. É a segunda vez que a parlamentar, que é ativista da causa animal, ocupa o cargo – a primeira foi em 2019. Com isso, ela se tornará a primeira mulher a ocupar a presidência duas vezes na história do Legislativo.
O Republicanos tinha a preferência para indicar o presidente no ano que vem em função do acordo firmado após a eleição de 2020, que prevê um rodízio entre as maiores bancadas na presidência ao longo da legislatura. Foi por meio desse acordo que Ilário Keller (Progressistas) e Rodrigo Rabuske (PTB) chegaram à presidência em 2021 e 2022, respectivamente, também sem disputa.
LEIA TAMBÉM: Condenação de Telmo Kirst no caso da vice-prefeita é revogada
Publicidade
Até horas antes da votação, no entanto, ainda estava indefinido quem iria encabeçar a chapa. Isso porque o colega de bancada de Bruna, Raul Fritsch, também tinha vontade de concorrer. Ao final, pesou o fato de Bruna ter sido a vereadora mais votada do município em 2020. Com isso, Fritsch torna-se o nome mais cotado da legenda para ocupar uma secretaria municipal no ano que vem.
À Gazeta do Sul, Bruna disse que a prioridade será manter a Câmara como “uma das mais enxutas do Estado” e promover ações que aproximem o poder da comunidade. A presidente eleita também assegurou dar um fim ao impasse da sede própria, que se arrasta há duas décadas. “Com certeza isso vai ser resolvido no meu mandato. É um desejo meu tratar isso de forma diferente no próximo ano. Vejo como o mais indicado a construção de uma sede nova. A minha vontade é essa, embora tenha que conversar com os colegas”, disse.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!