Categories: Esportes

Bronze de Caio Souza no salto é o único da ginástica artística nesta quarta-feira no Pan

Os ginastas brasileiros decepcionaram no último dia de disputa nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Com chance de conquistar dez medalhas nas finais por aparelhos desta quarta-feira, 15, o Brasil foi representado no pódio apenas uma vez. Caio Souza, quarto colocado no individual geral, conquistou a medalha de bronze nos saltos. Arthur Nory Mariano, pivô do caso de racismo contra Ângelo Assumpção, despediu-se do Canadá com uma queda de cara no tablado na sua apresentação na barra fixa.

Depois de ser apenas o sétimo colocado no salto, Nory decidiu ir para o “tudo ou nada” na barra fixa e apresentar uma série mais difícil do que está acostumado. Acabou falhando e terminando em último, com nota 14,025. Lucas Bitencourt não foi muito melhor. Terminou em antepenúltimo, com 14,475, numa final vencida pelo colombiano Jossimar Calvo (15,700).

Das três finais masculinas do dia, a única que não foi vencida por Calvo foi o salto, na qual ele não competiu. Foi nela também que saiu a única medalha do Brasil: bronze para Caio Souza. O Brasil não teve melhor sorte com Francisco Barretto Júnior nas barras paralelas. Uma queda do aparelhou rendeu ao ginasta apenas 12,600, pontuação que lhe deixou no último lugar. Caio Souza foi outro que não se deu bem no aparelho e terminou em sétimo lugar (13,725). Ouro para Calvo, prata para Larduet e bronze para Mikulak.

Publicidade

Com 14,925, o ginasta brasileiro teve de aguardar a atuação do canadense Scott Morgan para confirmar o terceiro lugar. O sucesso no segundo salto foi essencial para compensar o grande passo dado no primeiro e deixar o brasileiro na briga desde o início. E ele pôde comemorar a conquista inédita, que lhe escapou no individual geral, na segunda-feira, quando foi quarto colocado.

Também havia expectativa maior sobre Flávia Saraiva, que não repetiu o bom desempenho nas finais por aparelhos no Pan de Toronto. Mesmo com apoio do público no Toronto Coliseum, a ginasta amargou a quinta posição na trave e a sexta colocação no solo. Experiente, Daniele Hypolito também falhou. A veterana não fez uma boa execução de sua série no solo, e a nota 12,800 lhe deixou na última posição.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.