Principal corredor de exportação da região Centro Serra, a ERS-400 é alvo constante de preocupações, principalmente em períodos de safra. O fluxo de veículos, especialmente dos caminhões carregados, cresce neste período do ano. Por isso, autoridades estão cobrando providências para que a situação na rodovia seja amenizada. Uma delas é a implantação da terceira faixa, proposta que foi levada ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
A solicitação foi encaminhada pelo deputado estadual Adolfo Brito, que também preside a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa. Ele participou de audiência na última sexta-feira, 29, em Porto Alegre, com o engenheiro Luciano Faustino da Silva, onde falou sobre a necessidade da construção destes trechos de terceira pista, desde o início da rodovia, em Candelária, até o trevo de acesso a Sobradinho.
Nessa segunda, o assunto foi abordado novamente durante visita do presidente da Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCSerra) e prefeito de Passa Sete, Bertino Rech, ao gabinete do deputado. “É necessário ter muita força política, por isso precisamos mobilizar toda a região”, salientou Brito, lembrando que a trafegabilidade fica inviabilizada na ERS-400, formando inclusive filas de automóveis que realizam ultrapassagens perigosas.
Publicidade
Além da reunião do Daer, o parlamentar solicitou uma audiência com a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, e também encaminhou o assunto ao gabinete do governador Eduardo Leite. “Esta, talvez, seja a obra mais importante para a região. No ritmo em que as coisas estão, o trânsito na ERS-400 vai ficar caótico”, projeta Brito.
Recursos do pedágio
Publicidade
Segundo Adolfo Brito a ideia é batalhar para que sejam utilizados recursos oriundos das praças de pedágio da RSC-287 para viabilizar a terceira faixa. “Muitos veículos que vem da região de Produção e da Serra chegam em Candelária, andam menos de cinco quilômetros e já precisam pagar pedágio. É necessário ter melhores condições de trafegabilidade”, comenta o parlamentar.
A inclusão da terceira faixa ocorreria em alguns pontos específicos da rodovia, como a subida da Serra, na localidade de Vila União, e também na chegada a Sobradinho, além de alguns trechos onde a ultrapassagem é inviável por conta do tráfego intenso de veículos pesados, carregados com produtos como soja, milho, trigo e fumo, além de insumos.
Publicidade
This website uses cookies.