O abandono da manutenção do asfalto da ERS–400, no trecho entre Vila União e Sobradinho, e da RSC–481, entre Cerro Branco e Novo Cabrais, poderá parar no Ministério Público de Contas. Diante do descaso com a comunidade regional, o deputado estadual Adolfo Brito (PP) protocolou ontem um documento junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informando que vai esperar somente até 11 de dezembro o possível anúncio de início da recuperação nos trechos licitados e contratados, ainda em 2013. Mesmo após dois anos, as obras não saíram do papel.
Brito ressalta que em alguns locais já não há condições de trafegabilidade. O deputado alega que há recursos disponíveis, procedentes de empréstimos feitos pelo Estado, carimbados para realizar as obras. No entanto, conforme o parlamentar, o Daer está totalmente inerte, quando teria que tomar as providências para obrigar a empresa vencedora da licitação – a Arcol Engenharia – a tocar os serviços ou chamar a segunda colocada, no caso, a Giovanella. Destaca que a população e a região toda estão sendo prejudicadas pela inoperância do Estado.
Os piores trechos na ERS–400 estão entre a empresa Granol, em Passa Sete, até o trevo de acesso a Sobradinho, além de um trecho em uma curva entre a cidade de Passa Sete e a Vila União. Adolfo Brito lembra que autoridades e lideranças da região já fizeram várias reuniões e audiências solicitando providências, com promessas sistemáticas de solução e até agora nada de positivo aconteceu.
Publicidade
As obras de recuperação tem custo superior a R$ 6 milhões e contemplam o trajeto da ERS–400 entre Vila União e Sobradinho e, também, a RSC–481, entre Cerro Branco e Novo Cabrais, com conclusão prevista para 18 de dezembro. No entanto, as condições do asfalto nas rodovias estão cada vez mais precárias. “Precisamos saber o que está acontecendo, pois não é possível conviver com a burocracia e o descaso que está ocorrendo em relação a uma região de muita produção e crescimento, onde empresas de transportes não querem mais aceitar encomendas devido à situação das rodovias”, disse Brito.
Um grupo de moradores da região Centro-Serra realizou no mês de outubro uma operação tapa-buracos em um dos piores trechos da ERS–400, entre os município de Sobradinho e Passa Sete. Os participantes inicialmente utilizaram terra e depois conseguiram a doação de algumas cargas de pó de brita, que foi colocado nas crateras. “Transportadores de soja, de leite, de hortifrutigranjeiros e de combustíveis manifestam desinteresse em fretes para a região. E é preciso considerar que estamos iniciando a safra de fumo e soja e que haverá um grande fluxo de veículos”, ressalta Brito.
Rescisão
Publicidade
O Daer informou que o processo de rescisão contratual referente às obras nas duas rodovias está com a Secretaria dos Transportes. Quanto a melhorias no trecho, estão previstas na agenda de serviços desta semana da 10ª Superintendência Regional, de Cachoeira do Sul, a manutenção asfáltica na ERS–400, entre Vila União e Sobradinho.
Deputado faz relato ao secretário
A precariedade do asfalto da ERS–400 e da RSC–481 foi objeto de audiência reservada com o secretário estadual dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, e o deputado Adolfo Brito ontem, data de aniversário do município de Sobradinho. Ao sair do encontro, Brito reiterou que aguardará até o dia 11 de dezembro para o anúncio do início de obras. Caso contrário vai acionar o Ministério Público de Contas, solicitando auditoria extraordinária “para saber o que está acontecendo e apurar responsabilidades”.
Publicidade
O deputado salienta que não pode admitir que, para ir à sua região de origem, tenha que chegar a Sobradinho usando um atalho pela estrada de chão de aproximadamente dois quilômetros, possível apenas para veículos leves, enquanto o Estado, segundo informações, está com dinheiro em caixa e não realiza o serviço por incompetência administrativa. “É preciso apurar responsabilidades”, destacou.
This website uses cookies.