A Brigada Militar deu início à Operação Avante Papai Noel. O trabalho preventivo do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) – o chamado Batalhão Major Sebastião – tem por objetivo coibir delitos durante o período de Natal e garantir maior segurança à população durante a tradicional época de concentração de público nas ruas. Ainda que a pandemia tenha mudado o cenário em relação às aglomerações, sabe-se que a quantidade de pessoas que irá ao comércio no fim de ano será muito grande.
Em virtude disso, o reforço no policiamento será o mesmo de anos anteriores, com o acréscimo de máscaras e álcool em gel junto dos policiais que irão fiscalizar pontos no Centro e nos bairros. “Mesmo com a pandemia, daremos a mesma atenção que damos todos os anos. E não somente no comércio, mas também em áreas residenciais, pois nos preocupamos com o trajeto das pessoas, que saem de seus bairros, vêm ao Centro, fazem as compras, passam em mercados e lancherias e retornam”, explicou o comandante do 23º BPM, tenente-coronel Giovani Paim Moresco.
A orientação à população, de acordo com Moresco, vai desde como se dirigir no momento de fazer uma compra até sobre possíveis ofertas em redes sociais de preços abaixo do normal. Tentativas de furtos, roubos e assaltos serão monitorados de perto. “Dando um exemplo, sabemos que as pessoas idosas geralmente vão comprar presentes transportando dinheiro vivo. Nossas patrulhas orientam e ficam observando possíveis situações em que uma intervenção possa prevenir algum delito”, antecipa o comandante.
Publicidade
LEIA MAIS: Comércio tem expectativa positiva para vendas de Natal
“MUNICÍPIOS DA REGIÃO CONVERGEM PARA CÁ”, DIZ MORESCO
Na área central de Santa Cruz do Sul, a Patrulha Comercial mantém uma relação de proximidade com gerentes e donos de estabelecimentos. “Isso cria uma vínculo grande e profundo, que proporciona a troca rápida de informações, essencial para o trabalho”, comentou o tenente-coronel Giovani Paim Moresco. Para o comandante, o fato de Santa Cruz ser a maior cidade da região, o que acaba resultando em maior diversidade comercial, requer cuidado redobrado.
Publicidade
“Vera Cruz vem fazer compras aqui, Passo do Sobrado, Venâncio Aires, Sinimbu, Boqueirão do Leão, todos esses municípios acabam convergindo para cá. Então precisamos estar atentos com essa rotatividade grande de dinheiro, inclusive com o aumento no fluxo de veículos, pois essa frota temporária em Santa Cruz cria uma maior probabilidade de acidentes de trânsito”, ressaltou o tenente-coronel.
O aumento na quantidade de veículos de transporte de carga, que acabam vindo a Santa Cruz do Sul para fazer a entrega das mercadorias nos estabelecimentos comerciais, também é um fenômeno que vai ser observado durante o trabalho da Brigada Militar. A Operação Avante Papai Noel está sendo realizada em todas as 23 cidades de abrangência do 23o BPM.
LEIA MAIS: Definido horário ampliado no comércio para o fim de ano
Publicidade
ABORDAGEM
A Gazeta do Sul acompanhou a ação de dois policiais da 1a e 2a companhias do 23o BPM na tarde dessa segunda-feira, 8, durante a Operação Papai Noel. A reportagem flagrou o momento em que um homem de 36 anos foi abordado em atitude suspeita, no entorno da árvore de Natal instalada na Praça Getúlio Vargas.
Em ação de prevenção a eventuais delitos, os policiais o revistaram e identificaram no sistema policial. O homem já havia cumprido pena por crimes como furto em 2003 e tentativa de homicídio em 2005, e possuía registros em 2018, 2019 e 2020 por posse de entorpecentes. Em sua mochila, nenhum material ilícito foi encontrado. Após a identificação, ele foi liberado.
Publicidade
LEIA MAIS: Prefeitura autoriza comércio a estender horário a partir desta quarta