A Brigada Militar, por intermédio dos seus programas sociais, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) e do Pelotão Mirim, recebeu uma homenagem da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul em sessão especial, realizada na noite desta segunda-feira, dia 28.
O vereador proponente da homenagem, Gerson Luís Trevisan (PSDB), destacou em seu pronunciamento a atuação do Proerd desde 1998, nas escolas do Estado, através de policiais militares voluntários. O curso é ministrado por um policial fardado com auxilio do professor, uma vez por semana durante o semestre. É dirigido a crianças do 5º ao 7º ano, na faixa etária dos 9 a 12 anos, idade em que estão suscetíveis às pressões para experimentarem drogas ou agirem de modo violento.
O conteúdo programático e pedagógico do programa é composto por 10 lições abordando os seguintes temas: segurança pessoal, maneiras de dizer não às ofertas de drogas, uso e abuso das drogas, autoestima, influência dos meios de comunicação (propaganda), alternativas para não usar drogas, pressão dos companheiros, consequências do uso das drogas lícitas e ilícitas (principalmente álcool e o cigarro), noções de cidadania, maneiras de se lidar com as tensões do dia-a-dia e formas de evitar a violência. O programa é fundamentado na ação conjunta entre o policial militar local, escola e comunidade, o que faz com que ele seja um programa da sociedade.
Publicidade
Pelotão Mirim
Já o Pelotão Mirim é desenvolvido com base na polícia comunitária, nas cidades de Santa Cruz do Sul, Candelária e Rio Pardo. Trata de uma política social, com viés educativo para ressocialização de crianças e jovens. Os integrantes recebem de profissionais da Brigada Militar instruções gerais envolvendo cidadania, ordem unida, saúde física, educação ambiental, prevenção às drogas, e violência, entre outros. Em Santa Cruz o projeto é desenvolvido desde março de 2012, com 100 crianças do Bairro Bom Jesus. É realizado duas vezes por semana no turno inverso ao da escola. Em abril de 2015 iniciou uma turma de 30 crianças no Bairro Santa Vitória e também uma no Bairro Progresso, com 30 crianças.
O responsável pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO), coronel Valmir José dos reis, destacou que corporação vem fazendo sua parte dentro de proposta de paz social dentro da sociedade. “Santa Cruz do Sul e o Vale do Rio Pardo estão fora do quadro de violência que se instalou no Estado. Graças a ações como estas que estamos realizando e a um trabalho de inteligência que vem sendo desenvolvido”, observou.
Publicidade