A Brigada Militar (BM) de Santa Cruz do Sul prendeu em flagrante na tarde desta quinta-feira, 4, um casal de estelionatários de São Paulo. O homem, de 26 anos, e a mulher, de 27, estavam durante todo o dia aplicando o conhecido golpe do cartão de crédito em santa-cruzenses. Os policiais militares apuraram que o casal chegou de São Paulo na noite dessa quarta-feira, 3, e ficou hospedado no Hotel Santa Cruz, no Centro.
A partir das primeiras horas desta quinta-feira, os golpistas iniciaram uma série de ligações para moradores da cidade, na tentativa de aplicar o golpe. Por meio de informações, convenciam as vítimas de que o cartão de crédito delas estava clonado e que, para regularizar a situação, elas deveriam informar os dados e entregar o cartão de crédito. Pelo menos oito pessoas teriam caído no golpe somente nesta quinta.
Mais ao final da tarde, um santa-cruzense teria desconfiado da ação e acionou a BM, que iniciou as buscas. O casal já havia feito o checkout do Hotel Santa Cruz durante a tarde e se preparava para aplicar os últimos golpes, antes de retornar a São Paulo, quando às 17h30 foi preso em flagrante cometendo o crime contra vítimas que estavam no Shopping Santa Cruz.
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Inicialmente, aos policiais da 1ª companhia do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) que fizeram a abordagem, os dois afirmaram que não estavam aplicando golpes. Por fim, assumiram a culpa.
Na mala de viagem, foram encontrados R$ 2.989,00 em dinheiro, seis máquinas de cartão de crédito com movimentações registradas dos golpes, cartões e dados pessoais das vítimas, além de passagens de avião com destino a São Paulo. A dupla foi levada até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde o auto de prisão em flagrante foi lavrado. Ambos foram conduzidos ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul e irão responder pelo crime de estelionato. Os nomes dos criminosos não foram revelados pelas autoridades policiais.
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Como funciona o golpe
Nos golpes do tipo, os estelionatários ligam para o telefone fixo de uma pessoa, identificando-se como funcionários de uma empresa de cartão de crédito, e dizem que o cartão da vítima teria sido clonado. Para convencer a pessoa, o golpista orienta que ela telefone em seguida para o 0800 que está atrás do seu cartão de crédito, a fim de “regularizar a situação”.
A vítima desliga o telefone, contudo, a linha não é desligada pelo criminoso, de maneira que permanece ativa mesmo enquanto se disca para o 0800. Nisso, a pessoa “é atendida” por uma comparsa do golpista, que pede a confirmação de todas as informações pessoais dela, incluindo nome completo, data de nascimento, endereço e a senha. Por fim, os estelionatários anunciam que enviarão um funcionário para buscar o cartão de crédito na casa da vítima, que faz a entrega, acreditando que assim vai resolver a pendência.
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