Polícia

Brigada Militar mobiliza 200 policiais para atuar na Oktoberfest

Em solenidade realizada na noite desta sexta-feira, 7, a Brigada Militar (BM) de Santa Cruz do Sul lançou oficialmente a Operação Oktoberfest 2022. O evento, realizado em frente ao Pavilhão Central, marcou o início de uma série de atividades preventivas de segurança que o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) realizará para evitar ocorrências que coloquem em risco a vida de visitantes na Festa da Alegria.

LEIA TAMBÉM: Coordenadoria da Mulher estará presente na Oktoberfest

“São 185 anos de existência da Brigada Militar. Estamos colocando a cada ano que passa o maior número de policiais militares trabalhando em prol da segurança pública aqui no Parque da Oktoberfest. Nesta edição, são 103 alunos-sargentos, que estão em processo de formação no polo de ensino de Rio Pardo. além de todo o efetivo do nosso município e região”, salientou o comandante do CRPO/VRP, coronel Giovani Paim Moresco.

Publicidade

“Estaremos com 200 policiais em Santa Cruz do Sul, dentro e fora do parque, porque também não deixaremos descoberto e despercebida a necessidade de mantermos a atividade de segurança fora do perímetro da festa. O restante do município merece a mesma atenção que estamos dando no interior do evento”, complementou.

Batalhão de Choque chega neste sábado

Em termos de tecnologia, uma plataforma de videomonitoramento, com câmeras de observação monitoradas por agentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) também está em funcionamento para auxiliar no reconhecimento de desaparecidos e foragidos. Dentre as novidades reveladas durante a solenidade, está que o pelotão do 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPChq) de Santa Maria virá auxiliar na segurança do evento.

LEIA TAMBÉM: Detentos trabalham na reforma da Vila Típica do Parque da Oktoberfest

Publicidade

“Recebemos essa notícia na noite desta quinta-feira do sub-comandante geral da Brigada, senhor coronel Douglas da Rosa Soares, que compreendeu que um evento da magnitude que estamos tendo em Santa Cruz deveria haver um aporte de efetivo mais aprimorado e em condições de dar uma resposta mais efetiva”, frisou Moresco. Os policiais do 2º BPChq devem chegar neste sábado à Santa Cruz do Sul.

Todo o efetivo, bem como o aparato de viaturas e de tecnologia da base móvel, foram apresentados às autoridades na solenidade, que contou com a presença da prefeita Helena Hermany; do secretário de Obras e Infraestrutura Edmar Hermany; do líder de governo na Câmara de Vereadores Henrique Hermany; da delegada penitenciária Samantha Longo; e do comandante dos Bombeiros tenente-coronel Claiton Fernando Marmitt, entre outras lideranças municipais e regionais.

Dicas

Em entrevista à Gazeta do Sul, o coronel Giovani Paim Moresco salientou a importância do cuidado dos visitantes com possíveis furtos que possam ocorrer durante o evento. “Orientamos as pessoas que vão estar transitando neste local, que tem uma densidade demográfica momentânea acentuada, que cuidem de seus pertences, sobretudo nos shows. Não ande com a bolsa com o zíper aberto, se atente aos celulares nos bolsos que, na manobra de passar por alguma pessoa, ao esbarrar, pode ter o aparelho subtraído”, disse o comandante do CRPO/VRP.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: ​​Oktoberfest conta com a atuação de diversos órgãos de segurança pública

“Tivemos casos de pessoas também que esqueceram seus celulares, deixaram em cima de mesas e foram fazer outra coisa e depois se deram conta. Em um fato pitoresco, um homem foi ao banheiro, colocou o celular no pescoço para fazer suas necessidades e o aparelho caiu dentro do vaso. Então, são situações que podem ser evitadas se houver um pouco mais de cuidado e atenção”, orientou Moresco.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.