É realizada em todo o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 26, a Operação Nacional Maria da Penha, com o objetivo de combater a violência doméstica e reduzir os índices de feminicídio. A ação é realizada em parceria entre a Brigada Militar e Polícia Civil.
Em Santa Cruz do Sul, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), em parceria com a BM, fiscaliza descumprimentos de medidas protetivas e verifica denúncias.
LEIA MAIS: Lei Maria da Penha: divisor de águas na proteção às mulheres completa 15 anos
Publicidade
A Brigada Militar de Rio Pardo e de Pantano Grande, por meio da Patrulha Maria da Penha, realizou ações de sensibilização e orientação às mulheres na área central dos municípios, além de visitas às vítimas de violência doméstica com medidas protetivas. Em Pantano Grande, a operação contou com o apoio da Coordenadoria das Mulheres do município.
Em Cachoeira do Sul, a Brigada Militar informou que é realizada a divulgação da operação, através de entrevistas, palestras de conscientização sobre a violência doméstica, e distribuição de folhetos informativos. Além disso, são realizadas visitas às vítimas cadastradas no programa e entrega de roupas e cestas básicas para as vítimas que se encontram em vulnerabilidade social.
O mês de agosto representa a conscientização e o combate à violência contra a mulher, motivo pelo qual são realizadas operações neste âmbito. As ações têm como objetivo o fortalecimento da fiscalização das medidas protetivas de urgência, visando a redução dos indicadores de violência doméstica e familiar.
Publicidade