Suspeito de realizar diversos furtos em Santa Cruz do Sul, um jovem de 20 anos foi capturado na noite de segunda-feira, 18, por uma guarnição da Brigada Militar (BM) de Vera Cruz. O rapaz se tornou conhecido por aparecer em imagens captadas por câmeras de vigilância de diversos estabelecimentos do centro de Santa Cruz, invadidos em setembro, como o McDonald’s, as Lojas Quero-Quero e a cervejaria Heilige.
Nesta, ao perceber que estava sendo filmado pelo sistema de videomonitoramento interno, insinuou um deboche: fez um sinal obsceno, mostrando o dedo do meio para a câmera, antes de deixar o estabelecimento levando alguns itens. Os casos foram revelados com exclusividade pela Gazeta do Sul. Em todos, além de causar danos às empresas, o rapaz furtou equipamentos e dinheiro. Desde então, o Setor de Inteligência do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) buscava mais evidências dos crimes.
LEIA MAIS: VÍDEO: câmeras de monitoramento mostram ação de ladrão em estabelecimentos de Santa Cruz
O modo de agir do invasor – que tinha o hábito de estourar vitrines e forçar janelas – repetiu-se em uma última ocorrência de furto, no final do mês passado, quando a Ensino Escola Profissional foi atacada. No entanto, o rastro deixado após um assalto à mão armada, na tarde da última segunda-feira, foi o que levou a polícia até o “ladrão atrevido”. O roubo aconteceu na Rua Pastor Laechler, Bairro Santo Inácio.
Publicidade
Três pessoas que estavam em um Gol renderam uma vítima e levaram o celular dela, por volta das 18h55. Mas, graças ao sistema de rastreamento do aparelho, descobriu-se que o eletrônico estava na Rua Professor Fernando Klinger, em Vera Cruz. Uma guarnição local foi até o ponto por volta das 23 horas e encontrou um grupo.
Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito dos furtos em Santa Cruz fugiu para os fundos do pátio, puxou um objeto da cintura e o jogou ao chão. Era um revólver calibre 22. O ladrão foi capturado em seguida. Também estavam no local uma mulher e outros dois homens que foram encaminhados, com o preso, à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Santa Cruz do Sul.
LEIA MAIS: Ladrão usa bomba de chimarrão para arrombar janela de restaurante
Publicidade
Na rua em que os quatro foram encontrados, estava o Gol prata utilizado no roubo em Santa Cruz. No entanto, o veículo não foi apreendido. O iPhone da vítima já não estava mais lá. O rapaz de 20 anos foi levado ao Presídio de Santa Cruz do Sul. Vai responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. As outras três pessoas foram ouvidas e liberadas.
O jovem preso tem uma ficha policial recheada de ocorrências, com pelo menos 14 antecedentes por furto qualificado, dois por roubo, um por desacato e um por lesão corporal. Estava preso em regime fechado até o dia 22 de agosto deste ano, quando foi liberado. Conforme o comandante da BM de Vera Cruz, tenente Carlos Moisés Savian dos Passos, ele é suspeito de ter cometido, nos últimos dez dias, pelo menos três roubos a pedestre no município.
“Ele estava alterando a ordem pública na região. Vinha sendo monitorado pelo Setor de Inteligência e continuava a cometer os crimes. Atualmente, se escondia no Bairro Arco-Íris, em Vera Cruz, onde alguns indivíduos conhecidos nos meios policiais estavam dando guarida. Com a troca de informações entre as guarnições, foi possível fazer a prisão em flagrante e tirar esse homem de circulação, pois já estava dando um certo trabalho para a polícia, bem como dando muito prejuízo às comunidades”, comentou Savian.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE POLÍCIA NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.