O vice-governador e secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, delegado Ranolfo Vieira Júnior, reuniu-se na tarde dessa terça-feira, 17, com os chefes das instituições de segurança e saúde do Rio Grande do Sul para estudar e anunciar medidas de prevenção ao coronavírus. A partir disso, passam a vigorar os decretos 55.115/2020 e 55.118/2020, que orientam as atuações destes serviços pelos próximos 45 dias, a contar desta quarta-feira, 18.
O tenente-coronel Giovani Paim Moresco, comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar (23º BPM), explica que as instruções transmitidas pelo Governo do Estado não interferem nas ações ostensivas, ou seja, não será reduzido o número de policias das ruas. “Para a BM, nós não temos qualquer tipo de interrupção na prestação do nosso serviço. Estamos sincronizados com as orientações de saúde, tanto que já reunimos o efetivo, instruímos. Estamos distribuindo todo o material necessário e, inclusive, através das nossas patrulhas também atuaremos fortemente num viés de combate e informação”.
LEIA MAIS: Coronavírus: acompanhe as últimas notícias sobre o Covid-19
Publicidade
Moresco comenta que os policias terão ao seu dispor álcool gel e luvas, que já eram usadas como equipamentos de proteção individual. “Para nós que estamos acostumados, assim como na área da saúde, é apenas uma redobra em termos de prevenção e para que a população tenha a devida segurança. Sobre as máscaras, há uma orientação de qual momento ela deve ser utilizada”, disse o comandante, ressaltando que por enquanto os policiais não farão uso deste artifício. “É importante ressaltar que manteremos todas as nossas patrulhas em todos os 31 municípios do Vale do Rio Pardo atuando 24 horas por dia. Não teremos redução, apenas cuidados redobrados”.
Atualmente, Giovani Paim Moresco também responde pelo Comando Regional do Vale do Rio Pardo (CRPO). Ele comenta que o decreto suspende as férias de policiais. “É um dever nosso, como servidores públicos, atuar da melhor forma. É apenas uma reestruturação das nossas práticas para que possamos ter a nossa capacidade plena em caso de o estado necessitar do nosso efetivo. Para isto, estaremos 100% à disposição”.
LEIA MAIS: Tire suas dúvidas sobre o coronavírus e saiba como se prevenir
Publicidade
Ações preventivas e de informação
Para combater a pandemia do Covid- 19, a Brigada Militar irá assumir junto as atividades ostensivas e de orientações. “A Secretaria de Saúde emitiu um vídeo que foi divulgado ao nosso efetivo e poderá também ser compartilhado com a população através dos atendimentos das guarnições. As Patrulhas Comunitárias do interior (PCI’s) visitam casas onde os moradores estão a 60 quilômetros do perímetro urbano. A informação não chega. É nosso papel mostrar que o estado está preocupado e fazendo a sua parte neste processo de combate com a informação”.
A Brigada Militar ressalta que o acesso ao público nas corporações não será restringido, mas pede que a população dê preferência ao contato pelos telefones (51) 3711 1051, 3919 8900 ou também pelo celular (51) 9 8413 0784. Após ser informada, a BM irá deslocar uma guarnição até o local, do acidente ou delito, para concluir a ocorrência.
Publicidade
LEIA MAIS: Confira alterações nos serviços em Santa Cruz do Sul