Categories: Polícia

Brigada apresenta balanço de 2018; média foi de 12,5 prisões por dia

Um balanço das ações realizadas pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Rio Pardo em 2018 foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 28, em Santa Cruz do Sul. A reunião, coordenada pelo comandante do CRPO, coronel Valmir José dos Reis, aconteceu na sede do Comando e também apresentou as projeções para o ano que vem.

Números no Vale do Rio Pardo em 2018:

  • 705 visitas realizadas por meio da Patrulha Maria da Penha
  • 68,683 quilos de drogas apreendidas
  • 4323 prisões realizadas
  • Na Patrulha Comunitária do Interior (PCI) foram 56 palestras, 57 reuniões, 5230 visitas comunitárias comerciais, 2418 visitas comunitárias residenciais, com 36% da área da região abrangida. São 18 patrulhas e 102 policiais envolvidos
  • Em 20 anos, 68.465 alunos se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), na área de abrangência do CRPO Vale do Rio Pardo
  • No Núcleo de Policiamento Comunitário foram 1212 visitas comunitárias comerciais e 369 visitas comunitárias residenciais
  • Na Patrulha Escolar Comunitária foram 1494 aulas do Proerd, 2780 visitas em escolas públicas e 111 em particulares

 

Publicidade

O comandante destacou as 4323 prisões feitas ao longo do ano, apesar do efetivo reduzido. “Faltam policiais, mas o que não falta aqui em Santa Cruz do Sul é atitude e vontade de fazer em sintonia com os interesses da sociedade”, garantiu. Segundo o coronel Reis, 700 policiais trabalham atualmente no região, ou seja, metade do previsto. Mesmo assim, o número médio de prisões em 2018 no Vale do Rio Pardo foi de 12,5 por dia.

Ele também ressaltou a importância da expressiva apreensão de drogas ao longo do ano. “São quase 70 quilos. É uma cifra muito grande em dinheiro, que foi retirada das organizações criminosas através da atuação policial aqui na região”, comenta. Outro ponto positivo de 2018 destacado pelo comandante é a construção da nova sede do 23º Batalhão e 1ª Cia da Brigada Militar, na Rua Galvão Costa, que ainda não foi inaugurada oficialmente, mas já está funcionando. “Tudo com móveis top de linha, com estruturas adequadas para receber a comunidade e condicionamento de ar. É uma nova sede que a Brigada recebe depois de 30 anos”, detalha. 

NA REGIÃO
Desde o início deste mês o 2º BPM, em Rio Pardo, está recebendo 143 alunos aprovados no concurso da Brigada Militar. Por lá, eles realizam o curso de formação de soldados. O local foi reestruturado para receber os alunos, que passarão por 1.675 horas de ensino divididas em aulas teóricas, práticas, treinamentos físicos, disciplinas a distância e estágios operacionais.

Publicidade

Já para o início do ano que vem a intenção é inaugurar uma linha de tiro regional, também Rio Pardo. Outra meta é aumentar de 18 para 25 o número de patrulhas do interior na área do CRPO Vale do Rio Pardo. De acordo com o coronel Reis, o principal enfoque para 2019 é o investimento e atuação com base na tecnologia, já que Santa Cruz do Sul está na lista dos municípios que irão receber os Centros Integrados de Operações e Emergências (Ciopes). Trata-se de centrais únicas de despacho e atendimento de ocorrências urgentes ou emergenciais, com atuação regional, vinculadas à Secretaria de Segurança Pública.

LEIA MAIS: Santa Cruz terá central regional de videomonitoramento

A intenção é que os sistemas de videomonitoramento do interior estejam interligados às 31 centrais regionais, que espelharão as imagens captadas pelas câmeras no Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI). Dessa forma, será possível deslocar efetivo de outras localidades, em caso de necessidade de reforço policial.

Publicidade

NOVOS VEÍCULOS
Ontem o governo do Estado fez a entrega de três motocicletas, um furgão e uma caminhonete Hilux para o CRPO do Vale do Rio Pardo. Os veículos já estão em Santa Cruz do Sul e irão reforçar o patrulhamento.

Foto: Rafael Cunha

 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.