Um balanço das ações realizadas pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Rio Pardo em 2018 foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 28, em Santa Cruz do Sul. A reunião, coordenada pelo comandante do CRPO, coronel Valmir José dos Reis, aconteceu na sede do Comando e também apresentou as projeções para o ano que vem.
Números no Vale do Rio Pardo em 2018:
Publicidade
O comandante destacou as 4323 prisões feitas ao longo do ano, apesar do efetivo reduzido. “Faltam policiais, mas o que não falta aqui em Santa Cruz do Sul é atitude e vontade de fazer em sintonia com os interesses da sociedade”, garantiu. Segundo o coronel Reis, 700 policiais trabalham atualmente no região, ou seja, metade do previsto. Mesmo assim, o número médio de prisões em 2018 no Vale do Rio Pardo foi de 12,5 por dia.
Ele também ressaltou a importância da expressiva apreensão de drogas ao longo do ano. “São quase 70 quilos. É uma cifra muito grande em dinheiro, que foi retirada das organizações criminosas através da atuação policial aqui na região”, comenta. Outro ponto positivo de 2018 destacado pelo comandante é a construção da nova sede do 23º Batalhão e 1ª Cia da Brigada Militar, na Rua Galvão Costa, que ainda não foi inaugurada oficialmente, mas já está funcionando. “Tudo com móveis top de linha, com estruturas adequadas para receber a comunidade e condicionamento de ar. É uma nova sede que a Brigada recebe depois de 30 anos”, detalha.
NA REGIÃO
Desde o início deste mês o 2º BPM, em Rio Pardo, está recebendo 143 alunos aprovados no concurso da Brigada Militar. Por lá, eles realizam o curso de formação de soldados. O local foi reestruturado para receber os alunos, que passarão por 1.675 horas de ensino divididas em aulas teóricas, práticas, treinamentos físicos, disciplinas a distância e estágios operacionais.
Publicidade
Já para o início do ano que vem a intenção é inaugurar uma linha de tiro regional, também Rio Pardo. Outra meta é aumentar de 18 para 25 o número de patrulhas do interior na área do CRPO Vale do Rio Pardo. De acordo com o coronel Reis, o principal enfoque para 2019 é o investimento e atuação com base na tecnologia, já que Santa Cruz do Sul está na lista dos municípios que irão receber os Centros Integrados de Operações e Emergências (Ciopes). Trata-se de centrais únicas de despacho e atendimento de ocorrências urgentes ou emergenciais, com atuação regional, vinculadas à Secretaria de Segurança Pública.
LEIA MAIS: Santa Cruz terá central regional de videomonitoramento
A intenção é que os sistemas de videomonitoramento do interior estejam interligados às 31 centrais regionais, que espelharão as imagens captadas pelas câmeras no Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI). Dessa forma, será possível deslocar efetivo de outras localidades, em caso de necessidade de reforço policial.
Publicidade
NOVOS VEÍCULOS
Ontem o governo do Estado fez a entrega de três motocicletas, um furgão e uma caminhonete Hilux para o CRPO do Vale do Rio Pardo. Os veículos já estão em Santa Cruz do Sul e irão reforçar o patrulhamento.
Publicidade
This website uses cookies.