Quanto tempo você gasta para comprar roupas? A média do brasileiro é de 38 minutos, contra apenas 20 minutos nos Estados Unidos. O dado inédito é da Bare International, empresa do ramo de pesquisas de experiência do cliente. A análise cruza dados dos dois países, retirados de pesquisas em lojas de varejo feitas em 2015 pela empresa, que é referência no ramo de mystery shopping, em que uma marca contrata um avaliador para se passar por cliente e analisar os serviços prestados de forma discreta e profissional.
A partir do levantamento, pode-se apontar que o brasileiro gasta, em média, 38 minutos para comprar roupas, contra 20 minutos do americano. Uma das explicações possíveis para isso é que o atendimento nos EUA tende a ser mais objetivo, enquanto aqui o vendedor é classificado como muito solícito, provavelmente dedicando mais tempo ao cliente.
Se uma das vantagens do varejo americano é o pagamento rápido, as lojas daqui se destacam pela organização e pela simpatia dos atendentes em 92% das avaliações. “Como pontos de melhoria, os brasileiros devem se preocupar em treinar a equipe para fidelizar mais o cliente, oferecer outros produtos e encarar o momento da troca como uma nova chance de venda”, detalha Christian Ommundsen, gerente da Bare no país.
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A prática da avaliação por meio do cliente oculto é tradicional no varejo e foi criada em 1920 nos EUA. O objetivo é ter análises imparciais para melhorar o desempenho da marca, a fidelização do cliente e treinar/reter funcionários nas companhias.
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