O futebol brasileiro está em recesso no campo, mas fora dele a movimentação para 2019 já envolve dirigentes, comissões técnicas e torcedores a partir da programação da nova temporada. A Confederação Sul-Americano de Futebol (Conmebol) definiu em sorteio, na última segunda-feira, o chaveamento da Copa Libertadores da América. Os clubes brasileiros estarão na competição: dois entram na segunda fase preliminar – Atlético-MG e São Paulo – e os demais na etapa de grupos – Atlhetico-PR, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras.
Os oito times do Brasil estrearão na competição fora de suas casas. E o primeiro a entrar em campo será o Atlético-MG, que enfrentará o Danubio em Montevidéu, no Uruguai, no dia 5 de fevereiro (terça-feira), às 19h15 (de Brasília). O São Paulo estreará no dia seguinte contra o Talleres em Córdoba, na Argentina, às 21h30.
Os confrontos de volta de cada um destes dois brasileiros serão uma semana depois, em Belo Horizonte e em São Paulo, respectivamente. Caso avancem, Atlético-MG e São Paulo jogarão nas duas semanas seguintes pela terceira e última etapa preliminar. Daí, se conseguirem a classificação, vão para a fase de grupos, que terá a sua primeira rodada entre 5 e 7 de março.
Publicidade
Os seis brasileiros já garantidos nos grupos farão as suas estreias como visitantes. Dia 5 de março: o Flamengo enfrentará um boliviano ainda indefinido às 19h15 e o Athletico-PR pegará o Tolima em Ibagué, na Colômbia, às 21h30. Dia 6 de março: o Internacional vai contra um clube classificado na terceira etapa preliminar, na casa do adversário, às 19h15, enquanto Grêmio e Palmeiras encaram, ambos às 21h30, Rosário Central em Rosário, na Argentina, e Junior em Barranquilla, na Colômbia, respectivamente. Dia 7 de março: o Cruzeiro enfrenta o Huracán em Buenos Aires, na Argentina, às 19 horas.
Após seis rodadas em cada uma das oito chaves, a fase de grupos terá o seu término entre os dias 7 e 9 de maio. Os dois melhores de cada chave avançam para a próxima etapa e os terceiros colocados serão deslocados para a Copa Sul-Americana. Os confrontos das oitavas de final serão de 23 a 25 de julho e de 30 de julho a 1º de agosto, com cruzamentos definidos em sorteio na Conmebol.
Roteiro dos gaúchos
Internacional – Grupo A
6/3 – 19h15 – Adversário (vencedor do G4)* e local a definir
Publicidade
13/3 – 21h30 – Alianza Lima – Beira-Rio
27/3 – 19h15 – River Plate – Beira-Rio
9/4 – 21h30 – Adversário a definir (vencedor do G4)* – Beira-Rio
Publicidade
24/4 – 21h30 – Alianza Lima – Lima
7/5 – 21h30 – River Plate – Buenos Aires
*Vencedor do G4 pode ser Palestino (Chile) ou Independiente Medellín (Colômbia) ou Talleres (Argentina) ou São Paulo
Grêmio – Grupo H
6/3 – 21h30 – Rosário Central – Rosario (Argentina)
Publicidade
12/3 – 21h30 – Adversário a definir (vencedor do G3)** – Arena do Grêmio
28/3 – 19h – Universidad Católica – Satinago do Chile
10/4 – 21h30 – Rosário Central – Arena do Grêmio
Publicidade
23/4 – 19h15 – Adversário (vencedor do G3)** e local a definir
8/5 – 19h15 – Universidad Católica – Arena do Grêmio
**Vencedor do G# pode ser Libertad ou um boliviano a definir ou Delfín (Equador) ou Nacional (Paraguai) ou Atlético Nacional (Colômbia)
Com informações do Estadão Conteúdo
This website uses cookies.