Nem Lionel Messi e nem Alessandro Fiorenzi. O autor do gol mais bonito de 2015 é o brasileiro Wendell Lira. Ele recebeu o prêmio Puskás na premiação da Fifa que acontece nesta segunda-feira, 11, em Zurique, na Suíça.
O gol que levou o título foi marcado enquanto Wendell atuava pelo Goianésia, em partida válida pelo Campeonato Goiânia. Em partida contra o Atlético-GO que ocorreu na nona rodada da primeira fase do Campeonato Goiano, no dia 11 de março, Wendell tabelou com Da Matta, que deu uma assistência por cobertura, deixando os zagueiros vendidos. Em velocidade, o atacante estava ultrapassando a linha da bola, mas se virou com uma meia-bicicleta e marcou um golaço.
Ao ser chamado, Lira ficou muito emocionado e agradeceu o apoio dos familiares. “Quero agradecer muito à minha família, e à nação brasileira que votou em mim. Minha mulher e minha filha são tudo na minha vida”, declarou. Ele ainda citou a parábola bíblica de Davi contra Golias para expressar sua emoção ao ganhar o prêmio, superando Messi e Florenzi, e falou sobre a alegria de estar ao lado de jogadores “que só conhecia no videogame”.
Publicidade
Wendell é natural de Goiânia. Estava entre as principais promessas da base do Goiás e jogava com nomes como o zagueiro Rafael Toloi e o lateral-direito Douglas, ambos no futebol europeu atualmente. No entanto, a carreira de Wendell foi prejudicada pelas constantes lesões. Ele tem passagens por Trindade, Anapolina, Tombense e agora defende o Vila Nova.
O prêmio de gol mais bonito do ano leva o nome do ex-jogador húngaro Puskás. O vencedor de gol mais bonito é eleito pelos internautas, que puderam votar pelo site da Fifa.
Campanha nas redes
Publicidade
Parte do sucesso de Wendell se deve a uma campanha realizada por dois grandes sites brasileiros: Desimpedidos e Não Salvo. O segundo, conhecido por gerar comoção nas redes sociais com suas convocações, fez uma postagem em 30 de novembro do ano passado, pedindo aos seus leitores que votassem em Wendell Lira para o prêmio Puskás. A campanha foi abraçada pelos internautas, que além de compartilhar a notícia, votaram no jogador.
Veja o gol de Wendell Lira:
Publicidade