Esportes

Brasileirão começa neste sábado; saiba mais sobre os times que estão na competição

O Brasileirão inicia neste sábado e promete ser um dos mais disputados dos últimos anos. Grêmio e Internacional são os representantes do Rio Grande do Sul na competição, que conta com 20 equipes. Saiba mais sobre cada uma delas:

Foto: Lucas Uebel

Grêmio

Após ter sido vice-campeão da Série B, o clube passou por uma reconstrução. O presidente Alberto Guerra iniciou a gestão com a missão de remontar o elenco. Investiu pesado e contratou reforços sul-americanos, como o argentino Cristaldo e o uruguaio Carballo. Ainda conseguiu a façanha de contar com o astro mundial Luis Suárez, que alavancou o número de sócios. Hexacampeão gaúcho, entra com moral elevado na competição. O técnico Renato Portaluppi garante que o título será prioridade por considerar a equipe no mesmo patamar dos favoritos.

LEIA MAIS: Fortaleza x Internacional: confira as prováveis escalações

Publicidade

Cruzeiro

Campeão da Série B em 2022, a Raposa voltou à elite nacional após três temporadas, em um processo de reconstrução capitaneado por Ronaldo Nazário. No Mineiro, caiu na semifinal com duas derrotas para o América. Em campo, jogadores experientes como Ramiro, Mateus Vital, Nikão e Gilberto dividem espaço com atletas mais jovens, como Wesley, Matheus Davó e Stênio. O técnico português Pepa terá um árduo trabalho para a equipe ser consistente na competição, dividindo atenções com a Copa do Brasil.

Atlético Mineiro

Tetracampeão mineiro, o Galo vive uma dicotomia antes de encarar o Brasileirão. Com Hulk sendo decisivo na conquista do título estadual, a equipe teve uma estreia ruim na fase de grupos da Libertadores, com derrota em casa. O técnico argentino Eduardo Coudet ameaçou sair após protestos da torcida. Mesmo com a relação estremecida, ele decidiu ficar. O atacante Paulinho, contratado junto ao Bayer Leverkusen no fim do ano passado, é outra peça importante. Os argentinos Cristian Pavón e Matías Zaracho também são destaques da equipe.

LEIA TAMBÉM: Gabriel Mercado e Luiz Adriano serão desfalques do Internacional contra o Fortaleza

Publicidade

América Mineiro

Finalista do Mineiro, o Coelho vai dividir o foco na competição com a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana. O bom desempenho no Estadual deixou os torcedores motivados. A equipe conta com jogadores longevos no clube, como Matheus Cavichioli, Iago Maidana, Alê e Juninho, mas agregou qualidade com as chegadas mais recentes de Aloísio, Emmanuel Martínez, Martín Benítez e Gonzalo Mastriani. O ataque ainda conta com os experientes Felipe Azevedo, Everaldo e Wellington Paulista. A intenção é conquistar vaga na Copa Libertadores.

Fortaleza

Pentacampeão cearense, o argentino Juan Pablo Vojvoda é idolatrado pelos torcedores do Laion. Após a queda na fase preliminar da Libertadores, a equipe disputa a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil. Na Copa do Nordeste, foi eliminado na semifinal pelo arquirrival Ceará. Para a competição nacional, a expectativa é alta. A equipe conta com nomes importantes como Yago Pikachu, Thiago Galhardo, Juan Martín Lucero e Tomás Pochettino. Uma vaga na Libertadores está no horizonte, como foi em 2022.

LEIA TAMBÉM: Rádio Gazeta vai transmitir com imagens jogos do FC Santa Cruz

Publicidade

Bahia

Com a SAF adquirida pelo Grupo City, o Esquadrão de Aço foi às compras após voltar para a elite nacional. Campeão baiano, ficou na fase de grupos da Copa do Nordeste e segue na disputa da Copa do Brasil. O técnico português Renato Paiva ganhou os acréscimos dos jovens Jhoanner Chavez (ex-Independiente del Valle), Diego Rosa (ex-Grêmio) e Kayky (ex-Fluminense). Manteve os meias Ricardo Goulart, Daniel e Lucas Mugni e incrementou o grupo com o meia Cauly e o atacante Biel. O clube vai beliscar ao menos vaga na Copa Sul-Americana.

Cuiabá

Bicampeão no Mato Grosso, desta vez de forma invicta, o Dourado caiu na semifinal da Copa Verde para o Goiás e na primeira fase da Copa do Brasil para o modesto São Raimundo-RR. O técnico português Ivo Vieira conta com nomes conhecidos no mundo da bola no elenco, como o goleiro Walter, os meias Fernando Sobral e Rafael Gava, e os atacantes Wellington Silva, Isidro Pitta e Deyverson. O meia uruguaio Pablo Ceppelini, de 31 anos, foi a principal contratação, vindo do Peñarol. A meta do clube é permanecer na elite.

LEIA TAMBÉM: Equipes gaúchas são superadas na Copa do Brasil

Publicidade

Botafogo

Por meio do investidor norte-americano John Textor, o Fogão ganhou diversos reforços, mas a equipe ainda não engrenou sob o comando do português Luis Castro. Não foi para a semifinal do Carioca e precisou se contentar com o título de consolação da Taça Rio, disputado entre o quinto e o oitavo colocados. Avançou para a segunda fase da Copa do Brasil de forma dramática. Nomes como Lucas Fernandes, Matheus Nascimento, Gustavo Sauer e Tiquinho Soares têm sido jogadores importantes. Deve brigar no meio da tabela.

Fluminense

Bicampeão carioca, o Tricolor das Laranjeiras tem demonstrado o futebol mais vistoso do Brasil no primeiro trimestre do ano. O técnico Fernando Diniz revelou toda a capacidade da equipe na grande virada diante do Flamengo na decisão estadual. O clube conta com o artilheiro Germán Cano, o maestro Paulo Henrique Ganso, o pitbull Felipe Melo e agora o multicampeão Marcelo, repatriado após 17 anos. Outros nomes importantes são os meio-campistas André e Jhon Arias, além do atacante Keno. Entra na disputa como um forte candidato ao título.

LEIA TAMBÉM: Internacional apresenta os reforços Rômulo, Gabriel Barros e Jean Dias

Publicidade

Flamengo

O Rubro-Negro entrou em 2023 de forma turbulenta. Perdeu a Supercopa do Brasil para o Palmeiras, foi eliminado na semifinal do Mundial de Clubes e foi vice no Carioca sofrendo uma virada acachapante no duelo com o Fluminense. Na Libertadores, abriu com derrota para o modesto Aucas. O técnico português Vitor Pereira foi demitido e a direção espera por um recomeço a partir de agora, na esperança do retorno das boas atuações dos tempos de Jorge Jesus e Dorival Júnior. O quarteto Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabriel Barbosa e Pedro terá que ser afinado.

Vasco

O Cruz-Maltino tornou-se SAF com investimento da 777 Partners. Voltou à elite nacional e contratou o artilheiro Pedro Raul, além de repatriar o garoto Andrey Santos e o veterano Alex Teixeira. Incrementou o elenco com gringos poucos conhecidos, como o uruguaio Pumita Rodríguez, o argentino Manuel Capasso e o paraguaio Matías Galarza. No Carioca, caiu na semifinal com duas derrotas para o Flamengo. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo ABC na segunda fase. O técnico Maurício Barbieri terá muito trabalho para a equipe almejar voos maiores.

LEIA TAMBÉM: Grêmio divulga novas camisetas para a temporada 2023

Coritiba

O Coxa decepcionou a torcida ao ser eliminado nas quartas de final do Paranaense pelo Cascavel. Além do Brasileirão, terá apenas a Copa do Brasil para disputar. O técnico português António Oliveira conta com poucas opções no elenco. O maior destaque é Alef Manga. Outros nomes conhecidos são os do meia Régis e dos atacantes Robson e William Pottker. Os ex-colorados Bruno Gomes, Liziero e Matheus Cadorini estão no grupo, assim como o veterano zagueiro Henrique.

Goiás

Derrotado na final do Goiano pelo Atlético e finalista da Copa Verde, o Esmeraldino foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil pelo Águia nos pênaltis. Além do torneio nacional, o clube conta com a Copa Sul-Americana no calendário. O técnico Guto Ferreira dispõe de um elenco modesto. O principal objetivo é não ser rebaixado. O meia argentino Julián Palacios, de 23 anos, foi contratado junto ao San Lorenzo e foi a principal aquisição. O perfil do grupo é a experiência, com o goleiro Tadeu, o lateral-direito Apodi, o volante Fellipe Bastos e o centroavante Nicolas.

LEIA TAMBÉM: Mano Menezes pede abraço da torcida para superar instabilidade do Internacional

Internacional

Atual vice-campeão brasileiro, o clube iniciou 2023 com atuações abaixo do esperado. Eliminada na semifinal do Gauchão pelo Caxias, a equipe gera desconfianças na torcida. Com a Libertadores no calendário, o título continental é a prioridade na temporada. A direção agregou peças ao elenco para não deixar as disputas da Copa do Brasil e do Brasileirão de lado. O técnico Mano Menezes tornou-se alvo de críticas principalmente por deixar o artilheiro Pedro Henrique no banco em algumas oportunidades. Repetir 2022 vai ser desafiador.

Palmeiras

Atual campeão brasileiro e da Supercopa do Brasil, o Verdão sobrou na última temporada e já iniciou o ano com o bicampeonato paulista. O técnico Abel Ferreira perdeu peças importantes, como Danilo e Gustavo Scarpa, mas manteve o padrão de jogo veloz e objetivo, com os destaques de Raphael Veiga, Dudu e Rony. Vendido ao Real Madrid, o garoto Endrick é a grande aposta de gols. A principal novidade é o atacante Artur, repatriado após três temporadas no RB Bragantino. A defesa é ponto forte com Weverton e o capitão Gustavo Gómez.

LEIA TAMBÉM: Grêmio apresenta o meia Nathan e o atacante André Henrique

Bragantino

Com a receita da empresa austríaca de energéticos Red Bull por trás, o Massa Bruta se consolidou como um clube emergente. Fora da Copa do Brasil, as atenções serão divididas com a Copa Sul-Americana, competição da qual foi finalista em 2021. No Paulista, o rendimento foi bom. A equipe caiu na semifinal para o Água Santa, nos pênaltis. Uma perda gigantesca para o técnico português Pedro Caixinha foi a saída do atacante Artur, repatriado pelo Palmeiras. Como reposição, o clube contratou Eduardo Sasha. O lateral Juninho Capixaba é destaque.

São Paulo

Sob o comando do ídolo Rogério Ceni, o Tricolor Paulista vive momento conturbado e entra na competição com poucas perspectivas. Eliminado nas quartas de final do Paulistão pelo Água Santa, disputa a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil. Por lesão grave no joelho esquerdo, perdeu o argentino Giuliano Galoppo, artilheiro no estadual. Jonathan Calleri, Wellington Rato, Luciano e Erison são as esperanças de gols. Apesar do elenco recheado, o desempenho recente da equipe não entusiasma os torcedores do Morumbi.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz anuncia a contratação do meia Cris Magno

Corinthians

Eliminado nas quartas de final do Paulistão para o Ituano nos pênaltis, o Timão encara o Brasileirão de forma concomitante às disputas da Libertadores e da Copa do Brasil. O técnico Fernando Lázaro perdeu o meia Renato Augusto por lesão e aposta no trio Giuliano, Róger Guedes e Yuri Alberto para balançar as redes. A zaga é muito experiente, com Cássio, Fágner, Gil, Balbuena e Fábio Santos. O volante Paulinho é outro veterano do elenco. A promessa é o meia Chrystian Barletta, revelação do Paulistão pelo São Bernardo. Vai correr por fora na briga pelo título.

Santos

Após um decepcionante Paulistão, em que o Peixe sequer se classificou, o técnico Odair Hellmann foi mantido e a expectativa é de brigar no meio da tabela. A equipe ainda encara a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil. Com Lucas Lima de volta ao meio-campo, a aposta é na garotada, com destaque para Ângelo, Lucas Barbosa, Lucas Braga e Marcos Leonardo. Outros nomes interessantes da equipe são o zagueiro Eduardo Bauermann, o volante Dodi e o lateral-esquerdo Felipe Jonatan.

LEIA TAMBÉM: FGF divulga a seleção do Gauchão e os destaques da competição

Athlético Paranaense

O Furacão voltou a levantar o caneco do Paranaense e contou com um bom desempenho de Fernandinho, David Terans, Vitor Roque e Pablo na competição. Atual vice-campeão da Libertadores, o clube deve priorizar a competição continental e poderá deixar o certame nacional um pouco de lado, sem esquecer da Copa do Brasil. Discípulo de Luiz Felipe Scolari, Paulo Turra vive a primeira experiência como treinador. Em campo, a liderança segue com o zagueiro Thiago Heleno. Outros experientes são Alex Santana e Willian Bigode. O jovem lateral-direito Khellven é destaque.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.