Categories: Esportes

Brasil vence a Colômbia no Jogo da Amizade no Rio

O jogo da solidariedade às famílias das vítimas da tragédia do voo da Chapeoense, que matou 71 pessoas em 29 de novembro último, não lotou o Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, no Rio, e arrecadou pouco mais de R$ 1,2 milhão. Mas teve homenagens aos sobreviventes, convidados especiais na noite de ontem, e foi de bom nível técnico, levando-se em conta que os jogadores estão em começo de pré-temporada em seus clubes.

Os técnicos Tite, do Brasil, e José Pekerman, da Colômbia, puderam observar alternativas para os confrontos das Eliminatórias da Copa do Mundo Rússia 2018, já que convocaram apenas atletas que atuam nos dois países. O Brasil venceu por 1 a 0, o que o recolocou no topo do ranking de seleções da Fifa, onde não figurava desde maio de 2010.

Publicidade

Primeiro tempo com bons momentos e sem gols
Com jogadores em ritmo de começo de temporada, o jogo teve um início lento e morno nas construções das jogadas. A Colômbia finalizou primeiro a gol aos 7 minutos, quando Miguel Borja foi lançado entre os zagueiros brasileiros e bateu cruzado para boa defesa de Weverton a escanteio. O time de Tite respondeu bem em contragolpe aos 11 minutos. Diego Souza puxou o contra-ataque e chamou a corrida de Dudu, que recebeu a pressão de Tesilo na entrada da área e concluiu prensado, ficando a bola nas mãos de David González.

A seleção brasileira foi tomando conta do campinho aos poucos e aos 14 minutos teve a segunda boa chance de abrir o escore no Engenhão. Robinho cruzou da esquerda, Dudu não conseguiu o domínio e Willian Arão chegou de trás para soltar a bomba de canhota, com a bola passando pouco acima do travessão. A Colômbia ficou acesa de novo e chegou com perigo aos 21. Téo Gutiérrez foi lançado na área às costas de Rodrigo Caio, mas o zagueiro se recuperou e desmanchou a jogada com precisão.

Publicidade

O Brasil voltou à carga aos 27. Lucas Lima tramou com Walace e Dudu na meia esquerda e recebeu na área para fuzilar para o gol e ver González efetuar grande intervenção. Aos 35 minutos, a melhor chance do jogo até então deu um susto na torcida brasileira. O volante Uribe apareceu na área como centroavante e aparou de cabeça o cruzamento da direita, acertando a trave com Weverton fora do lance.

Segundo período com gol no início, porém mais morno
O Brasil foi para o segundo tempo com três alterações: saíram Fábio Santos, Willian Arão e Robinho para os ingressos de, respectivamente, Jorge, Rodriguinho e Diego. Logo no segundo minuto de bola rolando, Rodriguinho chamou o apoio de Fagner na ponta direita, o lateral cruzou rasteiro, Diego Souza tocou, González deu rebote e Dudu cabeceou para a rede – 1 a 0. A Colômbia tentou o empate logo depois, aos 7, em cobrança de falta por Bocanegra que Weverton se esticou todo para buscar no ângulo esquerdo e evitar o gol.

Publicidade

Novas alterações foram se sucedendo nos dois times e o jogo voltou a ficar morno. Tite mandou o meia-atacante gremista Luan para o lugar de Diego Souza, na condição do chamado “falso 9”. As chances de gol se tornaram tão escassas que somente aos 33 minutos surgiu uma boa. E para o Brasil. Diego brigou pela bola na meia-direita ofensiva e passou para Gustavo Scarpa avançar, invadir e bater cruzado. González segurou bem no chão. O meia-atacante do Fluminense teve outra oportunidade em cobrança de falta e acertou a rede pelo lado de fora aos 37.

A seleção brasileira teve uma falta clara sobre Diego, na meia-lua da área colombiana, sonegada pelo árbitro argentino Jorge Baliño, aos 44 minutos. Na sequência do lance, a Colômbia teve uma falta da lateral esquerda e depois da cobrança a bola se apresentou para Berrío, sem marcação, tocar embaixo de Weverton, mas errou o alvo.

Publicidade

JOGO DA AMIZADE
BRASIL 1 a 0 COLÔMBIA

Data e hora: 25 de janeiro de 2017, quarta-feira, 21h45
Local: Estádio Olímpico Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro
Árbitro: Jorge Ignacio Baliño (Argentina)
Cartão amarelo: Pedro Geromel, Lucas Lima e Rodrigo Caio (Brasil); Abel Aguilar (Colômbia)
Gol: Brasil – Dudu (2/2ºT)

BRASIL
Weverton; Fagner, Pedro Geromel, Rodrigo Caio e Fábio Santos (Jorge); Walace, Willian Arão (Rodriguinho) e Lucas Lima (Gustavo Scarpa); Dudu (Camilo), Diego Souza (Luan) e Robinho (Diego)
Técnico: Tite

Publicidade

COLÔMBIA
David González; Bocanegra, Felipe Aguilar, Tesillo e Farid Díaz (Balanta); Abel Aguilar (Cuéllar), Uribe e Torres (Montoya); Miguel Borja (Rangel), Téo Gutiérrez (Berrío) e Copete (Hernández)
Técnico: José Pékerman

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.